• Post category:Casa

Conheça algumas opções de folhagens que são ótimas na decoração de ambientes

Se você ama decorar com plantas, com certeza vai querer alguma – ou algumas – dessas folhagens para decorar sua casa. Elas se comportam bem em ambientes externos ou internos e também podem ser harmonizadas entre si. Normalmente são de fácil cultivo, sendo muitas indicadas para “jardineiros iniciantes”.

AGLAONEMA

A Aglaonema é conhecida pelo design de sua folhagem e, além de ser famosa pelo seu fácil cultivo, também possui estrutura interessante: suas folhas diferem muito das outras espécies ornamentais, inclusive da famosa samambaia. A folhagem é considerada exuberante e de aspectos tropicais, com diversos tons de verde e também rosa. É uma das plantas ornamentais mais cultivadas em ambientes internos, mas não suporta locais muito secos. Portanto, fique atento ao ar condicionado. Também é preciso ter atenção com seu cultivo caso tenha crianças ou animais em casa, pois ela pode ser tóxica se ingerida.

ALOCASIA

Conhecida também como “Orelha de Elefante”, a Alocasia é uma planta perfeita para decorar a casa. É resistente e de fácil cultivo, geralmente está presente em ambientes comerciais e também em apartamentos. A Alocasia amazônica é uma variedade ideal para ser plantada em vasos, pois possui dimensões menores. Opte por um vaso proporcional e que sustente bem o peso da planta. Ela gosta de luminosidade, mas é bom evitar o sol direto, portanto é interessante deixa-la perto de janelas. Ela também não gosta de ambientes frios, por isso busque sempre manter temperaturas amena. Tem potencial tóxico, por isso tenha cuidado com crianças e animais.

BEGÔNIA MACULATA

As folhagens de begônias são muito bonitas e podem ser cultivadas dentro de casa ou em áreas externas. Elas são originárias da América tropical, o que significa que são facilmente cultivadas no clima do Brasil. Contudo, a Begônia maculata tem se destacado em “tempos de Instagram”. Com sua folhagem bastante particular – verde com bolinhas em cima e rosa na parte de baixo – se tornou uma verdadeira febre exibi-las em seu feed. De cultivo fácil, gosta de pouca água, regularmente. Se possível, deixe um pratinho com água embaixo do vaso dela (troque todos os dias para não criar mosquitos!), pois é dali que ela gosta de beber. Cuidado com animais e crianças, pois tem potencial tóxico.

CALATHEA E MARANTA

Calathea é um gênero de plantas tropicais que abrange mais de 150 espécies, muitas duplamente classificadas botanicamente como Calathea e Maranta. São plantas adequadas para áreas de sombra com alguma umidade, o que as tornam ideais para ambientes internos, se desenvolvem muito bem em vasos e devem ser regadas regularmente.

CALÁDIO

Também chamado de “Coração de Jesus”, o Caládio é uma planta tropical nativa do Brasil apreciado por suas folhas ornamentais que combinam tonalidades de verde, rosa ou vermelho com um pouco de branco. Algumas variedades são indicadas para áreas externas, mas a maioria deve ser cultivada em ambiente interno. Deve ser cultivado sob luminosidade difusa ou meia-sombra. Não gosta de ser encharcado, mas gosta bastante de umidade. É uma planta tóxica, por isso é bom ter cuidado quando há animais e crianças na casa.

Compartilhar matéria no
Casa estampada