O final de ano está chegando e junto com dezembro chega aquela vontade de deixar tudo em ordem, não é mesmo? Mas organizar nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar. Um dos alvos principais da organização – e um dos lugares que mais demandam nossa disciplina – é o guarda-roupas.
A primeira dica para facilitar essa arrumação, no entanto, é desapegar! Se você tem peças que não usa mais, passar para frente faz muito bem.
Feito isso, separe os tipos de roupas de acordo com o espaço e guarde-as corretamente. “A organização do seu guarda-roupa não é nenhum bicho de sete cabeças. Pegue um dia para se dedicar a essa tarefa e a mantenha. Isso facilitará muito na sua rotina”, afirma Patrícia Stuginski, técnica de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e corporativas.


Para te dar uma mãozinha, confira as dicas de Patrícia a seguir.

Roupas sociais – tendem a amassar mais. Prefira pendurá-las, com alguma divisória que as proteja e as separe das demais.
Calças casuais – as jeans podem ser dobradas e guardadas na gaveta. Já aquelas de tecidos mais finos devem ser penduradas.

Casacos – precisam ser sempre pendurados e abotoados. Quando a estação fria acabar, use sacos a vácuo para guardá-los no armário.
Roupas casuais – se amassa com facilidade, é melhor pendurar. As demais, como camisetas e vestidos, podem ser dobradas e guardadas na gaveta, ocupando menos espaço.

Peças brancas – Nunca as guarde em lugares que possam manchar, como próximo da parede do móvel ou de outras roupas coloridas.
Roupas íntimas – Separe gavetas para roupas íntimas e de banho. Em outra, organize as meias.

Roupas especiais – Sabe aquele vestido de madrinha ou de formatura? Coloque-os sempre em plásticos com zíper, para protegê-las e mantê-las em bom estado.

Compartilhar no
Como organizar o guarda-roupas de forma eficiente
Escolha um dia por semana para se dedicar a organização e a mantenha