A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano conseguiu aprovar junto à empresa Rumo Logística, concessionária responsável pela malha paulista de ferrovias, incluindo o trecho de Marília, o projeto de construção de uma ciclovia paralela aos trilhos da linha férrea na região central da cidade.

O Projeto do Parque Linear Urbano, proposto pelo Executivo, prevê a construção da ciclovia do Km 465 + 480 m (praça Athos Fragata) até o Km 468 + 310 m (praça São Miguel), com áreas de descanso, paisagismo, projetos de elétrica e hidráulica.

Este trecho está no planejamento da execução num segundo momento, através da mobilidade inclusiva com a interligação de vários modais de transporte, como a própria ciclovia, ônibus, e pista de caminhada, da integração de um trecho mais extenso que se inicia em Padre Nóbrega e segue até o distrito de Lácio, ao longo da via Férrea e da Avenida Sampaio Vidal, Avenida das Esmeraldas, Avenida Tiradentes, Avenida Castro Alves e Avenida Nelson Spielman.

Os ajustes técnicos envolvem detalhes do projeto executivo de implantação, com dados como as áreas de descanso, paisagismo, projetos de elétrica e hidráulica, que já estão prontos, como explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, José Antônio de Almeida.

“O projeto está todo finalizado e inclusive já foi enviado à diretoria da Rumo Logística para assinatura. Estamos aguardando a chegada dessa minuta final ainda esta semana para que possamos começar a colocá-lo em prática através de processo licitatório”, disse o secretário.

Esse projeto é resultado de anos de análise na prefeitura através do setor de Projetos da Secretaria de Planejamento Urbano, que ganharam suporte com sugestões da comunidade, como uma proposta apresentada pela Associação Ambientalista de Marília – ONG Origem , que comemorou a aprovação em redes sociais.

O secretário José Antônio revelou ainda que a obra está prevista em convênio, com as chamadas verbas carimbadas para fim exclusivo de uso, com recursos federais.

“Existe um convênio específico, com programa da Caixa para este projeto, que está à espera do trâmite burocrático final. Só depois disso poderemos dar início à licitação obra de forma efetiva”, explica.

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Construção de ciclovia paralela aos trilhos da linha férrea é aprovada