A pesquisa mensal sobre o faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas (unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses), aponta crescimento de 4% no acumulado até outubro. Em 2019, o acumulado para o mesmo período foi de 0,6%. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (11) pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
No comparativo anual, o resultado de outubro 2020 foi de -1%. Para o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, o índice é visto com naturalidade, uma vez que houve acomodação nas vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia.
“O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, explica Santos.
Outro ponto de destaque é a oscilação de preços em produtos básicos neste fim de ano, principalmente nos itens impactados pela alta exportação da soja e do milho.
Para dezembro, a Apas acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados.
Em 2019, a expectativa para o período era de 6%. “As famílias viajarão menos neste Natal e Réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor”, comenta.
Pelo segundo mês seguido, Campinas e Sorocaba registaram juntos uma queda real nas vendas. Ainda que nominalmente haja um bom crescimento na região no acumulado do ano, os números são inferiores à média do interior.

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Supermercados paulistas acumulam  4% de alta em vendas até outubro