Você pode ter um excelente produto ou serviço a oferecer e um enorme mercado em potencial para explorar, mas se não consegue manter a casa arrumada, é bastante provável que, infelizmente, esses fatores não determinem o crescimento do negócio. Nesse cenário, destaca-se o papel da gestão documental, que sempre aponta para o caminho mais adequado.

Quando bem definida e executada, a gestão documental que desempenha um papel de extrema importância nas empresas, garantindo que processos sejam devidamente definidos para manter a rotina bem organizada, identificar possíveis ameaças e oportunidades, buscar diferenciais de atuação mercadológica, estabelecer metas, investimentos e, claro, a tão desejada liderança,

Nesse cenário, a gestão documental também tem o papel de definir os procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento. Assim, os rumos do negócio com base na análise dos dados e das informações geradas. E é por isso que o modelo aplicado faz tanta diferença para os resultados do negócio.

Neste ponto entra em cena o documento arquivístico, o qual é a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

Assim, a implementação da gestão de documentos torna-se cada vez mais necessária nas organizações. Pois, a informação é o maior tesouro da empresa e deve ser tratada como algo valioso.

Portanto uma boa gestão é vital para o sucesso de uma empresa. Seja em relação a parte financeira, seja em relação a gestão de pessoas, no gerenciamento de seus funcionários. Assim, a LM Gestão de Arquivos te ajuda a tornar seus departamentos mais produtivos e interligados para seus gestores, com informação rápida e segura: matéria-prima da gestão eficiente.

Larissa de Souza Machado – Arquivista graduada em Arquivologia pela UNESP- Marília e especialista em Arquivos e Tecnologias Aplicadas pela UEL- Londrina/PR. Empreendedora e Idealizadora da Empresa de Consultoria Arquivística LM Gestão de Arquivos

Compartilhar matéria no
A importância da gestão documental para sua empresa