Desde o dia 23 de março policiais civis, militares e profissionais do corpo de bombeiros estão sendo vacinados. O governo de São Paulo antecipou a vacina contra a gripe para essa categoria devido as estratégias de combate à Covid-19 no estado, segundo o governador, João Doria.

Na tabela oficial do Ministério da Saúde, esses profissionais só estavam listados para vacinação a partir do dia 16 de abril, início da segunda etapa da campanha.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas a campanha, segundo o Ministério da Saúde, ajudará a reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann, a antecipação para esse grupo de militares e civis foi fundamental, eles também compõe a linha de frente da pandemia, junto com os trabalhadores da saúde.

Na primeira etapa da campanha, que foi do dia 23 de março ao dia 15 de abril, foram vacinados 6,1 milhões de pessoas em todo o estado.

No dia 16 de abril, iniciou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, estão sendo vacinados membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena.

A antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é fruto de uma grande operação do Instituto Butantan, que acelerou a produção de 79 milhões de doses da vacina que serão fornecidas para a campanha nacional – a maior da história no Brasil – com ampliação de 13% em relação ao ano passado.

Em caso de fila as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros dos demais. Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

Compartilhar matéria no
Vacinação contra a gripe de forças  policiais e de segurança continua
Brasilia - O Ministerio da Saude promove o Dia D de Vacinacao contra a gripe em postos de todo o Pais. A expectativa e imunizar, ate o proximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhoes de pessoas que estao no publico-alvo da campanha. (Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil)