Marília entrou em estado de calamidade pública. A medida foi anunciadano começo da tarde desta segunda-feira (20) pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) em coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Marília no Facebook.
A decisão da administração municipal segue tendência iniciada na manhã desta segunda (20) em todo o país após a aprovação do Senado Federal ao pedido do governo em votação remota inédita. Ao meio-dia, o governador do estado João Doria (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), também anunciaram seus decretos de calamidade pública.
“Esta condição nos permite fazer o investimento necessário no que for contencioso para cuidar das vítimas. Esse foi grande motivo: possibilitar flexibilização para isso”, justificou o prefeito.

TERCEIRA VEZ / Foi a terceira vez que um prefeito precisou decretar estado de calamidade pública em Marília. Em 2000, Abelardo Camarinha publicou decreto exclusivo para a zona sul após danos em um poço profundo, única fonte de abastecimento de água à época naquela região.
Em 1977, o prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio precisou decretar estado de calamidade pública depois que fortes temporais destruíram pontes, estradas e residências nas áreas urbana e rural.

SUSPENSÕES / Segundo o Decreto 12.976, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município de Marília (DOMM) na tarde desta sexta-feira (21) foram suspensos pelo prazo de 15 dias, a partir deste sábado (21), os seguintes órgãos, estabelecimentos, serviços e atividades: repartições públicas municipais, exceto os serviços de saúde, limpeza pública, coleta de lixo, manutenção de vias públicas, obras públicas, regulação do trânsito, cemitérios, fiscalização de posturas, Ouvidoria Geral do Município; Bosque Municipal; transporte coletivo urbano; transporte remunerado de passageiros por motocicletas; terminal rodoviário urbano, rodoviária intermunicipal e aeroporto; shoppings centers, galerias e similares; lojas de comércio varejista e atacadista; teatros, cinemas, casas de espetáculos e demais locais de eventos; restaurantes, bares, pubs e lanchonetes; feiras livres, comércio food truck, carrinhos e trailers de lanches e outros; casas noturnas, lounges, tabacarias, boates, buffets e similares; clubes, associações recreativas e similares; academias de ginástica; atividades esportivas; áreas comuns, playgrounds, salões de festas, piscinas e academias em condomínios; cursos presenciais, reuniões/eventos de cunho político ou de qualquer natureza; missas, cultos e atividades religiosas; quaisquer outros serviços privados de atendimento ao público, não expressamente excetuados no decreto.

AUTORIZAÇÕES / Está autorizado, no entanto, ainda segundo o decreto, “o funcionamento de comércio em geral, varejista ou atacadista, incluindo-se bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios, exclusivamente, para atendimento de serviços de entrega (delivery), permitido este 24 (vinte e quatro) horas por dia todos os dias da semana”.
“Ao comércio de cunho essencial, em especial supermercados e farmácias, ficará estabelecido horário preferencial de atendimento aos idosos e pessoas inclusas no grupo de risco, devendo ser entre 8 e 10 horas”, informa o decreto, que traz ainda a relação completa das “atividades essenciais”.

FISCALIZAÇÃO / O decreto infora ainda que haverá “permanente fiscalização”. “As pessoas físicas ou jurídicas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas neste Decreto e o seu descumprimento acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei, nas esferas cível, criminal e/ou administrativas”, alertou.
A considerar o avanço ou não da contenção do coronavírus em Marília, o decreto poderá ser reavaliado ou mesmo prorrogado.

Compartilhar matéria no
Decretado estado de calamidade pública em Marília por 15 dias
Transporte Coletivo Urbano foi interrompido no último sábado pelo decreto de calamidade pública