A votação pela cassação ou arquivamento da denúncia de quebra de decoro contra a vereadora Daniela D’Avila (PL) foi marcada para quinta-feira (3), a partir das 9h, na Câmara Municipal. Como a parlamentar não poderá votar em causa própria, o suplente Silvio Harada (PL) foi convocado.

A Comissão Processante colheu oito depoimentos dos principais envolvidos no Caso da Carteirada e formalizou um parecer que foi distribuído entre os vereadores da Casa de Leis.

Na semana passada, sexta-feira (27), o vereador Mário Coraíni Júnior (PTB) divulgou o parecer atestando não ter ocorrido tráfico de influência – prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada.

Para Coraíni, o pedido de cassação deve ser arquivado. O entendimento também foi partilhado por outro membro da CP, o vereador João do Bar (PP). 

O terceiro membro da comissão, José Carlos Albuquerque (PSDB), discorda e entende que a vereadora Professora Daniela quebrou decoro parlamentar e deve ter seu mandato cassado.

A proposta de um parecer da CP é investigar de forma mais profunda o que aconteceu na noite do dia da apreensão do veículo da familiar da vereadora Professora Daniela e repassar aos parlamentares a análise técnica de forma mais precisa.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende (PSD), informou que todos os trâmites já foram realizados. “A sessão extraordinária já está convocada. Também convoquei o suplente Silvio Harada para que ele compareça na votação. Está tudo pronto para realizarmos a sessão da CP”, disse.

Na prática, cada vereador fará sua reflexão sobre o episódio, independentemente do parecer, e votará a favor ou pelo arquivamento do pedido de cassação da parlamentar.

Para Daniela D’Avila ser cassada é necessário dois terços dos votos dos vereadores, a maioria absoluta, ou seja, nove votos entre os 13 parlamentares presentes na plenária extraordinária.

Compartilhar matéria no
Votação do Caso da Carteirada será nesta quinta-feira
Pedido de cassação da vereadora Professora Daniela poderá ser arquivado ou aprovado