O Projeto Guri, iniciativa do governo de São Paulo que oferece cursos de iniciação musical em todo o estado, retoma as aulas presenciais em seis polos localizados no interior e no litoral. O retorno vai contemplar os municípios de São Carlos, Bauru, Macatuba, Registro, Ibirarema e Santa Cruz do Rio Pardo.

Segundo o governo de São Paulo, a liberação irá seguir as medidas de contenção do novo coronavírus de cada cidade, além das normas estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foram feitas adaptações para receber as turmas com segurança, com a implementação de ações que vão desde a disponibilização de álcool gel até a redução no número de pessoas por sala. É o caso dos cursos de guitarra e bateria em São Carlos, que chegam a ter apenas dois alunos por classe.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os quase 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

Compartilhar matéria no
Aulas do Projeto Guri são retomadas em cidades da região