A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza termina na próxima terça-feira (30), e convoca todas as pessoas pertencentes dos grupos prioritários, que ainda não se imunizaram, para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima.

A Campanha, que teve início no município no mês de março, foi antecipada no país pelo Governo Federal como estratégia para diminuir o número de pessoas gripadas em meio à pandemia do novo Coronavírus. Desta forma, o diagnóstico para a COVID-19 seria mais fácil de ser realizados pelos profissionais da saúde, que poderiam iniciar o tratamento do novo vírus com maior agilidade.

De acordo com a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, até o momento, as equipes das UBS aplicaram 25.609 doses da vacina nos grupos prioritários, mostrando um aumento de 2.469 doses em comparação à Campanha de Vacinação do ano passado.

 “O aumento da procura é muito importante para nós, pois mostra o comprometimento e cuidado pessoal com a saúde por parte da população. Ainda não conseguimos atingir 100% da população estimada para receber as doses vacinais prioritárias. Por isso, ressalto o quão importante é a aplicação desta vacina em meio à pandemia”, disse.

Juliana ainda ressaltou que o Ministério da Saúde ampliou os grupos prioritários da Campanha, devido à baixa procura pela dose vacinal. “Mesmo que em nosso município o número de pessoas vacinadas não seja baixo, precisamos seguir todas as regras do Ministério e acompanhar as atualizações necessárias. Foram incluídos nos últimos dias, funcionários dos Correios, servidores da limpeza urbana e pessoas em situação de rua, que também serão imunizados pelos profissionais da saúde”, contou.

Já o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que para aplicar as doses em pessoas em situação de rua, a Pasta contou com o auxílio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou a triagem deste grupo.

 “A administração, por meio da Pasta de Assistência Social, vem realizando ações que tem por objetivo amparar estas pessoas que vivem nas ruas. Desta forma, foi possível levantar dados que permitem a localização destes indivíduos para a aplicação da dose vacinal, que será realizada pelos agentes de saúde na próxima semana”, explicou.

O secretário Miguel ainda acrescentou que é de extrema importância que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem as Unidades o mais rápido possível. “Reforço a necessidade de procurarem a UBS mais próxima de suas casas até dia 30 para ficarem imunizados contra o vírus Influenza”, concluiu.

Compartilhar matéria no
Campanha de vacinação contra a Influenza termina hoje