Aos poucos o cenário da normalidade alterada pela pandemia da Covid-19 começa a tomar forma em Bauru. Nesta segunda-feira (17), a Igreja Católica, por meio de um comunicado feito pelo bispo diocesano dom Rubens Sevilha, anunciou que o retorno presencial gradual das missas e celebrações, no município e região, acontecerá a partir do próximo sábado, 22 de agosto.

Parte das igrejas evangélicas da cidade também já retornaram com os cultos e reuniões nas últimas semanas. Em Bauru, o funcionamento de igrejas, templos e demais instituições religiosas está permitido e regulamentado por decreto municipal desde 8 de julho. 

Contudo, nem todos adeririam à flexibilização na ocasião, como é o caso da Igreja Católica, que mantinha cerimônias online. No comunicado oficial desta segunda (17), dom Rubens considera o processo de reabertura das atividades já adotado pelas autoridades municipais por meio do Pacto Regional e estabelece oito regras a serem adotadas pelas igrejas durante as missas e celebrações de modo a evitar propagação do vírus.

Uma delas, inclusive, aconselha que crianças, idosos e pessoas do grupo de risco continuem acompanhando as cerimônias online. “Todos os fiéis continuam dispensados do preceito de participar da Missa Dominical”, cita o bispo no comunicado. A cidade e a região somam aproximadamente 43 paróquias.

Compartilhar matéria no
Missas e cultos são retomados em Bauru