A Penitenciária 1 de Pirajuí (cerca de 84 quilômetros de Marília), em parceria com a Vigilância Epidemiológica, realizou, nos dias 1, 3 e 4 de dezembro, campanha de testagem de HIV e sífilis.
Ao todo, foram realizados 607 testes usando técnicas por fluido oral e punção digital para HIV, além de 19 testagens rápidas para detecção de sífilis.
A ação faz parte do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização para o tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
A campanha realizada no presídio busca promover o acesso dos reeducandos aos exames e obter diagnóstico prévio dessas doenças.
É o que explica a diretora do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) da Penitenciária 1 de Pirajuí, Mariani Pires Vita Valentim.
“Ao descobrir o HIV logo no início, é possível oferecer um tratamento eficaz e aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Já a sífilis tem cura”, destaca.

Campanha faz parte da mobilização do Dezembro Vermelho

Acompanhamento
Os presos que testarem positivo receberão acompanhamento da equipe multiprofissional de saúde do estabelecimento penal, bem como encaminhamento para os serviços especializados, como o Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI).
A diretora ressalta, ainda, que todo o procedimento envolvendo os exames é feito na própria unidade prisional, que conta com equipamentos e profissional para realização dos testes.

Compartilhar matéria no
Penitenciária de Pirajuí intensifica  testagem de HIV e sífilis em detentos