Março é o mês do combate à Tuberculose, doença que ataca diversos órgãos e principalmente o pulmão. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde mantem a realização de exames para a detecção da doença e, neste mês, entre esta seunda (16) e o dia 30, as equipes das Unidades de Saúde intensificarão as ações durante a campanha.
Segundo a Pasta responsável, os procedimentos de reforço, na busca por suspeitas da doença, é decorrente à campanha “Intensificação da Busca Ativa Sintomático Respiratório” do Ministério da Saúde, onde é orientado aos municípios que façam um trabalho de instruções sobre a doença, como evitá-la e os tratamentos.
De acordo com a enfermeira, Janaína Leal, as ações da Pasta serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Além disso, os agentes de saúde farão visitas às Residências Terapêuticas para realizarem os exames de detecção nos pacientes.
“Levaremos as ações da Secretaria até os pacientes das Residências Terapêuticas, para que eles fiquem mais confortáveis no momento do exame. Os agentes, durantes estas visitas, também farão as orientações sobre a doença aos cuidadores dos pacientes, para que eles saibam detectar a doença com agilidade”, disse.

EXAMES / Janaína também explicou de que forma os agentes de saúde farão os exames para constatar a presenta da doença e quais são os procedimentos após a detecção. “A doença é identificada pelos agentes através do exame de escarro, secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo, o tratamento com duração de 6 meses começa imediatamente”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, contou que a Pasta intensificará as ações para garantir a saúde pública e combater da doença na cidade. “A exigência do Ministério da Saúde é para que o município fique atento aos possíveis casos da doença e aos sintomas que indiquem a possibilidade da doença. Mesmo com os poucos casos no município, é importante que a população se atente à sintomas que indiquem a presença da doença”, informou.

Compartilhar no
Tupã começa a campanha  contra tuberculose nesta segunda-feira
Tuberculose pode mantar se não tratada adequadamente. Em caso de tosse persistente, procure agora o médico