Profissional lista ações rotineiras que são prejudiciais para a saúde oral e dá dicas para cuidar dos dentes
Além do sorriso ser um cartão de visitas, a boca é fundamental para a manutenção da saúde geral do nosso corpo. Mas, para garantir dentes e boca saudável, de impressionar qualquer pessoa, não basta apenas a escovação diária dos dentes. É preciso caprichar na higienização oral e deixar alguns hábitos comuns no dia a dia de lado.
Pensando nisso, o dentista parceiro de Philips Oral Health Care, Alexandre Morita, listou 10 hábitos rotineiros que prejudicam os dentes e ainda, dicas rápidas de como manter um sorriso sempre bonito e saudável. “Um belo sorriso exige cuidados especiais e alguns hábitos prejudiciais passam despercebidos na correria do dia a dia, por isso, precisamos dar mais atenção à nossa boca”, reforça o especialista.
O que precisamos evitar?
- Roer as unhas – as unhas acumulam muitos germes e bactérias que, ao entrarem em contato com os dentes podem passar para a boca, ali se alojar gerando problemas mais sérios que podem comprometer a saúde oral e geral.
- Tabagismo – o ato de fumar afeta diretamente na coloração dos dentes ao provocar manchas e deixá-los amarelados. Além disso, pode causar inflamação gengival, doenças periodontais, mau hálito, além de ser um fator predisponente para o câncer de boca.
- Escovar os dentes com muita força – aplicar muita força na escovação dos dentes pode machucar a gengiva e danificar o esmalte dentário. A força não garante uma higienização dos dentes mais potentes e ainda pode causar retração gengival.
- Visitar um dentista apenas em casos de urgência – prevenir é sempre melhor que remediar, por isso, vá periodicamente ao consultório odontológico para manter a saúde bucal em dia e fazer uma limpeza mais profunda ao menos a cada 6 meses.
- Palitar os dentes – é muito comum ver pessoas palitando os dentes após as refeições. Este hábito além de machucar a gengiva pode causar lesões na boca.
- Escovação inadequada – não é a escovação intensiva e mais forte que vai promover a higienização adequada. Este mau hábito, inclusive, pode desmineralizar os dentes, causar hipersensibilidade e provocar a perda do esmalte dentário, uma vez que expõe a dentina.
- Ranger os dentes – esta é uma situação mais comum do que imaginamos. Se identificar o ranger dos dentes, procure um profissional dentista para tratar o problema de acordo com suas particularidades. Em geral, os especialistas recomendam a utilização de um protetor bucal para limitar os danos.
- Abrir objetos com os dentes – abrir potes, garrafas de bebidas, entre outros objetos, pode causar trincas e fraturas dentarias, além de criar machucados e feridas na gengiva.
- Usar a mesma escova de dentes – é muito importante trocar a escova de dentes periodicamente, a cada 3 meses, para garantir a qualidade do acessório na escovação e higienização dos dentes.
- Alimentos ácidos em excesso – limão, tomate e laranja são alimentos deliciosos, mas o consumo exagerado de alimentos ácidos pode prejudicar a saúde bucal, uma vez que o alto índice de acidez pode enfraquecer os dentes, danificando sua estrutura.
O que precisamos fazer?
- Escovar os dentes – com uma escova de cerdas maciais e pontas arredondadas, é importante escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia ou após as principais refeições. A Philips Sonicare Easy Clean, por exemplo, conta com cerdas macias e ainda tem tecnologia sônica que ajuda a remover 7x mais placas que a escova de dentes manual.
- Usar creme dental com flúor – o creme dental com flúor interfere na dinâmica do processo da cárie, favorecendo o controle da doença ao desorganizar a placa bacteriana e contribuir para a reposição mineral dos dentes.
- Usar fio dental – o fio dental é um dos principais aliados na remoção de placa bacteriana nos espaços interproximais – entre os dentes – e por isso, deve ser utilizado diariamente. Outra ferramenta que ajuda nesse processo é o Philips Sonicare AirFloss que combina ar e micropartículas de água em um jato potente que limpa entre os dentes até a linha da gengiva, removendo 99% da placa.
- Higienizar a língua – muitas vezes esquecemos dela no processo de higienização bucal, mas é na língua que são depositados restos de alimentos e bactérias formando a saburra lingual (acumulo de sujeira na região).
- Ir ao dentista periodicamente – é fundamental visitar o dentista regularmente. Passe por uma consulta odontológica de rotina, preferencialmente, a cada seis meses.