A psicólogo da Santa Casa de Marília, Tayane Zilla, deu dicas de como se comportar na quarentena mantendo a saúde e o bem-estar diante das dificuldades, em especial para controlar a ansiedade diante da pandemia do novo Coronavírus.

“Estamos vivendo um momento delicado no qual não temos o poder de escolhas devido estarmos submetidos à quarentena. Toda esta situação tem afetado a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, angustia, medo e estresse, por se tratar de fatores desconhecidos e permeados de incertezas, fazendo com que todos se sintam inseguros”, disse a psicóloga.

Diante disso, Tayane Zilla preparou algumas dicas importantes para amenizar sua ansiedade:

  1. Evite bombardeio de informações | Umas das causas principais da ansiedade é o excesso de informações, que desencadeiam em todos muita angústia e ansiedade, pois a globalização acaba contribuindo para uma pandemia de pânico, gerando medo excessivo nas pessoas, prejudicando assim a saúde mental. Portanto, escolha um momento do seu dia para ler sobre a pandemia, desde que seja de fontes confiáveis.
  2. Estabeleça uma rotina | Estar em casa não significa que seu dia tenha que ser improdutivo. Portanto, estabeleça um horário para acordar, retire o pijama, tome café da manhã, crie um ambiente confortável para exercer suas atividades de trabalho, afinal você não está de férias.
  3. Atividade física | Se possível, procure um horário ao longo do seu dia para praticar algum tipo de atividade física, já que hoje temos acesso à internet, que nos ajuda a desenvolver essas atividades. Procure um espaço e faça o que mais se identifica. Pode ser ioga, alongamento, exercício aeróbico ou de força. O importante é se movimentar.
  4. Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas | Por mais que estejamos vivendo em isolamento social e isso nos deixa frustrados, não podemos deixar de pensar que vivemos na era da tecnologia e ela é capaz de nos ajudar neste momento de solidão e distanciamento. Utilize esta ferramenta para estar próximo, mesmo que virtualmente, dos amigos e familiares. A pandemia do coronavírus tem o poder de aflorar muitos sentimentos negativos (sensação de abandono e rejeição), por isso é crucial de alguma forma estar conectado às pessoas que são importantes para você.
  5. Terapia Online | Muitos profissionais estão realizando a terapia online. Por isso, caso perceba que os níveis de ansiedade, medo, estejam fora de controle, procure ajuda.
Compartilhar matéria no