A Santa Casa de Misericórdia de Marília aplicou a 1ª dose de Coronavac em 1.170 funcionários, médicos do corpo clínico e residentes. Nos dias 17 e 18 de fevereiro serão imunizadas as mesmas pessoas com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
“Tivemos uma resposta satisfatória da nossa comunidade interna nesta primeira fase e resolvemos fazer a segunda fase em dois dias, até para otimizar o trabalho da nossa equipe assistencial, lembrando que o intervalo entre as duas doses da vacina contra o Coronavírus deve acontecer entre 14 e 28 dias”, destacou o superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.
“O sentimento do profissional da saúde, ao ser vacinado, é de emoção, esperança e alívio”, enfatizou a enfermeira do trabalho do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), Silvia Ferraz.
“Primeiro atendemos os profissionais da linha de frente de atendimento ao Covid e à medida em que foram chegando mais doses da vacina conseguimos estender à linha assistencial não covid, seguido das áreas de apoio e de atendimento. Agora, os nossos colaboradores precisam voltar para a segunda dose. A imunização acontece após o ciclo vacinal completo, período em que o organismo produz anticorpos que o defendem contra a infecção viral pelo coronavírus”, destacou a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Marília, Tatiana Garbelini.
A vacinação contra a Covid-19 na Santa Casa de Marília teve início no dia 22 de janeiro com os profissionais considerados da linha de frente no enfrentamento à pandemia de Coronavírus: UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, Ala E, Pronto Atendimento, UTI Infantil, Pediatria, Serviço de Imagem e Hemodiálise. Em outras seis datas foi aplicada a 1ª dose da Coronavac para os demais profissionais de saúde.
Ao receber o comprovante da aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, o funcionário, médico ou representante de serviço terceirizado já teve confirmado o agendamento para receber a 2ª dose da Coronavac.
Porém, a Superintendência Assistencial da Santa Casa de Marília resolveu centralizar as aplicações da 2ª dose nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 6h às 12h e das 16h às 20h. No dia 17 serão imunizadas as pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac nos dias 22,23, 25, 26 e 27 de janeiro e no dia 18 de fevereiro, as pessoas imunizadas nos dias 28 e 29 de janeiro, 1, 2 e 4 de fevereiro.
É importante que as pessoas imunizadas acessem o site https://vacinaja.sp.gov.br para fazer o cadastro junto ao Governo do Estado.
Vale ressaltar que mesmo sendo vacinada é importante que a pessoa continue utilizando máscaras de proteção facial e os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), bem como a constante higienização das mãos e a manutenção do distanciamento social.

Compartilhar matéria no
Santa Casa de Marília aplica 1ª dose da Coronavac em 1.170 funcionários, corpo clínico e residentes