Devido às mudanças no comportamento dos consumidores desde o início da pandemia e a necessidade de isolamento social, o e-commerce foi um dos segmentos que mais cresceu nos últimos meses.
De acordo com um levantamento realizado pela Intelipost, plataforma líder em gestão de transporte, o volume de compras online cresceu 109% em 2020 em comparação com o ano anterior. Embora o varejo online tenha crescido bastante nos últimos meses, o abandono de carrinho – que é a relação entre a taxa de cliques e o número de visitas de um e-commerce com a taxa de conversão de vendas – ainda é grande. Nesse sentido, oferecer diferentes possibilidades de entregas por meio de um menu de frete inteligente agrega conveniência à experiência daquele consumidor, e um aumento nas taxas de conversão por volta de 10% a 25%. Muitos fatores contribuem para que as compras não sejam concluídas e um dos principais motivos apontados é o preço do frete. “Quando um consumidor realiza uma compra, o valor do frete tem grande impacto na sua percepção sobre a loja que está vendendo o produto. Por isso, é importante que você possa oferecer pelo menos uma opção econômica, com preço menor e prazo maior, e uma opção expressa, com um prazo menor e um preço um pouco mais elevado, diferença esta que os consumidores online já estão dispostos a pagar para ter maior flexibilidade nas entregas” explica Stefan Rehm, CEO da Intelipost.
Outro fator determinante para o cliente desistir da compra é o prazo de entrega muito demorado. Muitos consumidores, principalmente em datas comemorativas, querem que os produtos cheguem o mais rápido possível. Ao que parece, os consumidores podem estar se planejando melhor para realizar compras online, foi o que apontou o relatório mais recente da Intelipost, que identificou um aumento de 40% na modalidade de entrega agendada e de 57% na modalidade de pontos de retirada. Outro fator relevante levantado nessa pesquisa, foi o aumento de 49% na oferta de frete grátis no primeiro semestre de 2021 em comparação ao ano anterior.
Rehm acredita que ao juntar o baixo custo de frete, uma entrega rápida – sempre cumprindo com o prazo determinado no momento da compra – e um serviço de qualidade para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado, são fatores que podem ajudar a reduzir o abandono de carrinho. “Além de oferecer um preço justo e melhor fluidez na jornada de compra, é importante garantir a qualidade da entrega, afinal muitas pessoas também pesquisam a reputação da empresa e satisfação de outros clientes”, acrescenta o executivo.
Além de investir em estratégias para otimizar o frete dos produtos do e-commerce, também é importante possibilitar formas de pagamento diversificadas, promover um layout responsivo com boas experiências em todos os dispositivos e buscar sempre uma melhor credibilidade fornecendo endereço da loja, telefones e selos de confiabilidade. Por fim, utilizar o frete como estratégia de negócio, por meio da oferta de descontos exclusivos para determinados produtos, ou campanhas de frete grátis para determinadas regiões podem contribuir na jornada do cliente e estimular a finalização da compra. Ao adotar tais estratégias, é possível alcançar bons resultados e reduzir o índice de abandono de carrinho, além de promover uma melhor experiência aos consumidores.

SOBRE A INTELIPOST
Com o propósito de simplificar a logística do e-commerce, a Intelipost é a plataforma líder em gestão de fretes no Brasil. Sua tecnologia inteligente permite que milhares de lojas online ofereçam melhores opções de entrega e reduzam custos, tornando a logística mais simples e barata. Com mais de 4 mil lojas utilizando sua solução no país, hoje a Intelipost se tornou uma potência em tecnologia para o setor que atua.

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Uso estratégico do frete diminui os índices de abandono de carrinho no e-commerce
O valor do frete é um dos fatores que mais influenciam a desistência da compra, por isso, oferecer uma entrega rápida e com preço competitivo pode ajudar o varejo online a vender mais