A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia recebeu a visita de comitiva formada pelo Gerente da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, André Galvão, pela Executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Stephanie Costa, pelo Subsecretário do Ministério de Produção, Ciência e Inovação Tecnológica da Província de Buenos Aires, Federico Matias Aguero, e pelos diretores do Ministério, Leandro Javier e Ivan Nahuel.
O representante do Ministério das Relações Exteriores explica que a missão técnica faz parte do projeto de cooperação técnica “Apoio institucional ao desenvolvimento dos ambientes de inovação da Província de Buenos Aires e do Estado de São Paulo”. “Essa iniciativa tem como objetivo promover a cooperação internacional entre os governos, facilitando o intercâmbio de experiências e de soluções inovadoras. Durante a visita, planejamos encontros com atores chave do ecossistema de inovação paulista, além de viabilizar transferência de conhecimento entre os participantes.”, destaca André Galvão.
A executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo esclarece que o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia foram os ambientes de inovação do estado de São Paulo escolhidos para essa missão técnica. “Esses ambientes são ecossistemas de inovação de destaque no estado e temos certeza que os representantes do governo da Argentina estão levando ótimos cases que vão inspirar as políticas públicas da província de Buenos Aires.”, enfatiza Stephanie Costa.
Na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, a comitiva pode conferir as iniciativas educacionais inovadoras da instituição promovidas da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, do Senai Pompeia e pelo Colégio Shunji Nishimura. Na área de empreendedorismo e inovação, foram apresentados os projetos de desenvolvimento tecnológico de quádrupla hélice e os ambientes de empreendedorismo e inovação da instituição como o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista.
Aproveitando a oportunidade, a comitiva também conheceu a nova fábrica da Jacto no distrito de Paulópolis em Pompeia, onde foram recebidos pelo presidente da Jacto, Carlos Daniel Haushahn e pelo gerente de agricultura digital, Guilherme Panes, que apresentou as estratégias digitais da empresa.
O superintendente executivo da Fundação, Elvis Fusco, destaca a importância do intercâmbio de experiências e soluções no âmbito da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo entre os ecossistemas brasileiros e argentinos. “Nossas iniciativas de atuação em redes de cooperação são passíveis de serem reproduzidas em outras localidades e estamos sempre buscando aprender com ecossistemas no mundo, temos que agradecer o Governo de São Paulo por nos incluir nesse projeto de cooperação técnica e apoiar as iniciativas de empreendedorismo e inovação na província de Buenos Aires.”, explica Fusco.