O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou hoje uma restrição de viagens ao exterior durante as férias no meio do ano, inclusive com possíveis limitações ao turismo dentro da União Europeia. A medida é uma resposta à pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista a canais de TV do país, Macron afirmou não ser possível ainda dizer se a população poderá tirar férias normalmente no verão, mesmo dentro do território francês. Uma decisão deve ser anunciada no início de junho.

“É muito cedo para dizer se poderemos tirar férias. O que posso dizer é que limitaremos grandes viagens internacionais, mesmo durante as férias de verão. Ficaremos na Europa – dependendo da evolução da epidemia, talvez isso precise ser reduzido um pouco mais, mas ainda é cedo para dizer. Saberemos isso no início de junho”, disse.

“Não vencemos a batalha contra o vírus, ele ainda está por aí. Diminuímos a velocidade (do contágio)”, acrescentou. Dados da Universidades Johns Hopkins, nos EUA, informam que a França já registrou 169.583 casos confirmados da covid-19, com 51.476 pacientes recuperados e 25.204 óbitos.

Macron também anunciou hoje uma nova fase nas medidas de isolamento e afirmou que, “se todos formos responsáveis, coletivamente”, será possível ter um cenário mais brando a partir de junho.

Além disso, pediu que cidadãos que moram em regiões classificadas como “verdes” (baixo risco de contágio) não relaxem a atenção ao vírus. “Sejamos claros: sabemos como (o vírus) funciona e para quem é muito perigoso”, argumentou o presidente francês. “Para alguém que é frágil e bastante velho, mesmo na zona verde, é muito perigoso.”

Compartilhar matéria no
França limitará grandes viagens  internacionais, anuncia Macron