O mercado de produtos biológicos na agricultura teve um salto no último ano. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio) realizada entre 2017 e 2018, o avanço da produção foi de quase 80% e 39% dos produtores rurais no Brasil já utilizam este tipo de manejo em alguma área de plantio.
O controle biológico é essencial no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Consiste em controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Aliada a isso outra tecnologia que avançou muito na agricultura: os drones para pulverização. Duas técnicas que vem revolucionando a agricultura e que, juntos, têm feito a diferença no controle.
Um exemplo disso é a aplicação de macrobiológicos. O objetivo é proporcionar aos produtores rurais um controle biológico mais eficiente, considerando a qualidade da aplicação, a redução de custos, a melhora na produtividade e o menor tempo de operação. O uso do drone permite dosagem precisa e distribuição uniforme do agente biológico na área a ser controlada. Em termos econômicos há menor gasto já que a aplicação só ocorre nos talhões desejados.