O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar amanhã, às 12h30, durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, quais municípios estão autorizados a flexibilizar a quarentena a partir da próxima segunda-feira, dia 11.
A expectativa é tanta que o prefeito Daniel Alonso (PSDB) prorrogou sua reunião com o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, normalmente marcada às 11h foi estendida para 15h. A pauta será o balanço da semana, bem como possíveis novas medidas para conter o vírus na cidade.
“Este novo horário tem por objetivo aguardar o pronunciamento do governador João Doria, que acontecerá neste mesmo dia, a partir das 12h30, quando poderão ser anunciadas algumas medidas de flexibilização para o funcionamento gradual de algumas outras atividades comerciais. Logo após a reunião, às 17h, o chefe do executivo estará disponível para entrevistas no auditório do gabinete. Somente a coletiva será transmitida ao vivo via facebook da Prefeitura de Marília”, notificou a assessoria do prefeito.
Na quarta-feira (6), João Doria novamente anunciou que não haverá flexibilização na quarentena em cidades que as taxas de isolamento estiverem abaixo de 50%. Conforme o governado, os municípios com os piores índices automaticamente excluídos, sem analisar outros elementos, como a taxa de ocupação de UTIs, por exemplo.
Às vésperas da decisão, o índice de isolamento social de Marília continua abaixo dos 50%. Nos últimos dias a prefeitura tentou mobilizar a população para que permanecesse em casa, mas a campanha nas redes sociais não teve efetividade.
Desde a segunda-feira (4) o indicador local apurado com base nos dados telefônicos está em 44%. Resta saber se o governador João Doria acatará o pedido de Daniel Alonso. O Jornal D Marília acompanha o desdobramento do embrolio.