O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), prorrogou a quarentena até o dia 31 de maio. Sem flexibilizar o isolamento social, todos os 645 municípios terão que continuar seguindo o decreto estadual.
O comunicado foi divulgado em uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
“Infelizmente nas últimas semanas houve um desrespeito a quarentena e o número de casos aumentou dramaticamente. No mês de abril houve um aumento de 3.300% no interior e litoral. Estamos todos atravessando o pior momento desta pandemia, só não vê aqueles que estão cego pelo ódio ou pela ambição pessoal. Autorizar o relaxamento agora seria autorizar o risco a milhares de vidas”, disse Doria.
Conforme estudos do Governo do Estado, a prorrogação da quarentena proporcionará o salvamento de vidas.
“Até o dia 21 de maio, conforme estudos, 3,246 vidas serão poupadas. Respeitem as orientações de isolamento. Quem se proteger e ajudar a proteger outras pessoas está zelando pela vida”, complementou o governador.
O decreto durante a pandemia do Covid-19 determinou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais, o que inclui o comércio, bares e restaurantes que só podem funcionar com serviços de delivery
“A quarentena esta salvando vidas em São Paulo e outros estados brasileiros. Pessoas que poderiam ter adoecido e falecido estão em vida. Estão bem porque se protegeram e foram protegidas pelo isolamento social”, finalizou.
O pronunciamento está sendo realizado ao vivo. Para acompanhar, acesse a live transmitida pelo Governo Estadual.