(Foto: Shutterstock)

O whey protein se tornou o suplemento inseparável dos atletas e dos adeptos de treinos em academias. O problema é que o consumo exagerado da proteína do soro de leite pode causar transtornos para a saúde de muitas pessoas.

E a culpa não é do whey protein. Como o uso dessa substância pode oferecer muitos benefícios ao corpo, o whey protein não se limita a quem treina e por isso vem sendo muito consumido.

O produto, alvo de polêmica no fim de 2024, se destaca por conter todos os aminoácidos necessários para maximizar o crescimento, a força e a recuperação muscular, um combo desejado pelos praticantes de atividades físicas.

Mas o que acontece quando a pessoa exagera nas doses diárias de whey protein? Saiba quais são os riscos em casos de superdosagem.

Qual é a quantidade recomendada de whey protein
Para quem já é familiarizado com o whey protein, sabe que existe uma dosagem recomendada e que pode mudar de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Praticantes de treinos moderados a intensos devem consumir de 1,8 g a 2,2 g de proteínas por peso corporal. Se uma pessoa pesa 70 kg, o recomendado é que consuma cerca de 140 g de proteínas por dia.

O ideal seria que a dieta fornecesse essas quantidades de proteínas, uma vez que é bem mais vantajoso para o bolso.

Alimentos como carnes, leite, ovos, oleaginosas, peixes, queijos, tofu e mais alternativas naturais são boas fontes de proteínas.

No caso dos produtos em pó, as embalagens acompanham o scoop, medida com capacidade de 20g a 30g. Esse copinho ajuda a controlar as quantidade consumidas por dia, tendo o limite de até 40g por dia.

Alguns fatores, entretanto, podem alterar essa conta. Por isso é tão importante o acompanhamento de um profissional especializao para dar orientações personalizadas. Os fatores que podem influenciar nas dosagens:

Idade;
Tipo de treino e volume de exercícios;
Necessidades calóricas diárias;
Deficiência de vitaminas;
Saúde em geral;
Uso de medicamentos;
Consumo de outros produtos com whey protein;

Quais são os efeitos do consumo exagerado de whey protein para o corpo
Quando é usado na dosagem certa, os benefícios são diversos para o corpo e a saúde. E o suplemento é até indicado para pessoas que sofrem compulsão alimentar. No entanto, a superdosagem de whey protein pode causar efeitos colaterais. Saiba o que os especialistas alertam:

Aumento do movimento intestinal e alterações da microbiota intestinal;
Desenvolvimento de acne na pele;
Náuseas e sensação de boca seca;
Desconfortos abdominais e gases;
Redução do apetite;
Cansaço e dor de cabeça.
Os riscos das interações de whey protein com medicamentos
Quando você decide inserir um suplemento alimentar à sua dieta, é necessário conversar com um profissional da saúde sobre o uso de qualquer tipo de medicamento, seja contínuo ou pontual.

A combinação do suplemento com certos medicamentos pode potencializar ou reduzir os efeitos. Saiba quais são alguns dos remédios que podem ser impactados pelo consumo do whey protein:

Levodopa (tratamentos para Parkinson);
Antibióticos (quinolonas e tetraciclinas);
Bisfosfanatos (alendronato);
Anti-helmíntico (albendazol)

Fonte: Tudo Gostoso

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
Whey protein não é bagunça: veja o que acontece quando você consome a proteína exagerdamente