Reprodução

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou na terça-feira (28) que o governo de Javier Milei vai reforçar os controles na fronteira com o Brasil, expandindo as medidas que já foram anunciadas para a divisa com a Bolívia. A declaração, dada à rádio argentina Mitre, ocorre em meio a uma polêmica no país sobre o endurecimento da fiscalização migratória e o combate ao contrabando e tráfico de drogas.

“Além da Bolívia, planejamos expandir essa política para outros pontos de fronteira. Agora, vamos para a fronteira em Misiones com o Brasil, que é uma fronteira onde se entra no país a pé em muitos lugares, e onde tivemos assassinos e problemas”, afirmou Bullrich.

A iniciativa segue a linha do “Plano Güemes”, lançado pelo governo Milei em dezembro para fortalecer a segurança nas fronteiras do norte da Argentina. A primeira medida foi anunciada na última semana, quando a cidade de Águas Blancas, na província de Salta, confirmou a construção de uma cerca de 200 metros na fronteira com a Bolívia, em parceria com o governo federal.

A decisão de ampliar as barreiras fronteiriças ocorre no mesmo momento em que Donald Trump endurece sua política de imigração nos Estados Unidos, com novas sanções a países que não aceitam deportações e reforço de restrições na fronteira com o México. Milei tem demonstrado alinhamento com Trump e frequentemente cita suas políticas como referência.

Fonte: InfoMoney

Fonte Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Argentina irá ampliar barreiras na fronteira com Brasil