O mercado de lazer em família tem crescido cada vez mais, em busca de espaços que ofereçam experiências tanto para crianças quanto para adultos. De acordo com a Nogueira Brinquedos, fabricante de brinquedos e projetos para espaços kids, 68% das famílias preferem estabelecimentos ‘kid-friendly’, que são áreas voltadas para o entretenimento infantil. Com base nesse cenário, as empresárias Tatiana Ariki e Lidiane Freitas, também mães, identificaram a necessidade de um ambiente que combinasse diversão, segurança e conforto para toda a família.
Nesta sexta-feira (31), as sócias inaugurarão o Family Parque Lounge, no bairro Canto do Forte, em Praia Grande, ampliando ainda mais as opções de entretenimento para o público familiar. A expansão da segunda unidade do empreendimento reflete a tendência do mercado, que está em alta.
Motivadas pela necessidade de criar um espaço que atendesse tanto às crianças quanto aos pais, as empresárias decidiram investir no segmento de lazer familiar. O Family Parque oferece um ambiente seguro e lúdico, com atrações que agradam crianças de diversas idades, permitindo que toda a família aproveite o tempo juntas. Os pais podem relaxar enquanto supervisionam os filhos e aproveitam momentos de lazer em um ambiente confortável e divertido. Com planejamento e dedicação, as sócias desenvolveram um ambiente que não só proporciona diversão para todas as idades como também para os pets.
Tatiana Ariki, empresária e médica veterinária, criou áreas ‘pet friendly’ nas duas unidades do empreendimento. “Decidimos elaborar espaços onde os animais de estimação possam se sentir acolhidos, afinal, eles também são parte da família”, explica. Já Lidiane Freitas, por sua vez, ressalta o impacto positivo que essas experiências têm na convivência familiar. “Proporcionar um ambiente onde as famílias possam se divertir juntas fortalece os laços e cria memórias inesquecíveis”, conclui a sócia. O objetivo delas é expandir e levar o Family Parque a outras cidades do litoral paulista, como Santos e Cubatão.
Com um mercado promissor e uma demanda cada vez maior por experiências completas para as famílias, o Family Parque se consolida como referência no setor de lazer na Baixada Santista. A segunda unidade trará novidades como mesa de sinuca, simuladores, videokê, campinho de futebol e atrações exclusivas, garantindo a diversão não apenas para as crianças, mas também para jovens e adultos. O cardápio complementa a experiência, criando um ambiente ideal para famílias passarem o dia.
Como tudo começou
A primeira unidade do Family Parque foi inaugurada em junho de 2023, no bairro Boqueirão, também em Praia Grande, e rapidamente se tornou uma das principais opções de lazer da região. Em apenas dois anos, o empreendimento se consolidou, o que motivou as empresárias a expandirem os negócios.
O local conta com uma série de atrações, e a área de alimentação, estrategicamente próxima aos brinquedos, permite que os pais acompanhem a diversão dos filhos enquanto desfrutam de um cardápio variado.
O mercado em números
O crescente interesse por espaços que combinam alimentação e entretenimento também tem levado empresas do setor a investir em áreas voltadas para o público infantil. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que entrevistou 1.697 gestores do mercado infantil em 2023, revelou que apenas 28% dos proprietários de estabelecimentos investem em áreas kids.
No entanto, o estudo também mostrou que 63% dos proprietários têm interesse em investir em brinquedos e espaços de lazer para crianças, o que demonstra uma tendência crescente nesse tipo de investimento.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o setor de alimentação teve um crescimento de 6,7% em outubro de 2024, em comparação com o mesmo mês de 2023. O setor de serviços, como um todo, registrou um aumento de 1,1%, alcançando um recorde histórico desde 2011. Além disso, o subitem de alojamento e alimentação teve um aumento de 1,3% em relação ao mês anterior, e o faturamento nominal dos serviços de alimentação subiu 12% em comparação com 2023.