![](https://dmarilia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/big-35e173fec9077aad68d9b4778f8faed9b2f9c315a040c05eccf62f8f49ada7c6af8ece5617cb187645e5934c2d713ac1bcf28e127cc20c27f1fa230faed9feee1738241161-1024x576.jpg)
O governo Lula foi criticado nesta segunda-feira pela Transparência Internacional Brasil devido à falta de publicidade para informações sobre a primeira-dama, a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja. O Planalto havia se recusado a responder a pedidos feitos pelo blog da Malu Gaspar e pela ONG Fiquem Sabendo.
Veja abaixo outras informações negadas pelo governo federal.
- Comida e helicóptero: O governo Lula já negou acesso a pedido para divulgação de dados sobre os gastos do Planalto com o uso do helicóptero presidencial e com a alimentação no Palácio da Alvorada.
- Visitas dos filhos: Outra negativa envolveu as visitas dos filhos de Lula ao Planalto. No governo de Bolsonaro, a informação foi posta em sigilo por cem anos.
- Imagens do 8/1: Em 2023, a Presidência se recusou a divulgar imagens de câmeras de segurança do Planalto. Elas foram disponibilizadas após decisão de Alexandre de Moraes, do STF
- Declaração de ministro: Em 2024, foi negado acesso à declaração de conflito de interesses do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), entregue ao assumir a pasta.
Na publicação desta segunda-feira, Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional Brasil, disse que Janja “está exercendo função pública”. Segundo ele, o “fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesses”.
“É público e notório que a primeira-dama está exercendo função pública, com intensa agenda de representação governamental e equipe de apoio. O fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesses. Ao contrário, a informalidade agrava a situação”, escreveu Brandão.
Agenda de compromissos
No mês passado, o blog Malu Gaspar solicitou à Presidência da República a agenda de compromissos de Janja, com a descrição dos eventos e o inteiro teor digitalizado de atas das reuniões que contaram com a sua participação. A Casa Civil negou, e a coluna entrou com recurso, que ainda aguarda resposta.
O blog mostra que, bem antes disso, em março e abril de 2024, a Fiquem Sabendo pediu agenda detalhada de compromissos e reuniões da atual primeira-dama, assim como uma planilha indicando a quantidade de assessores à disposição de Janja e a lista com nomes completos e cargos/funções.
A Casa Civil também se recusou a fornecer as informações: “Esclarecemos que as informações solicitadas não poderão ser disponibilizadas, posto que a sra. Primeira-Dama não ocupa cargo público, conforme a definição dos artigos 2º e 3º, da Lei nº 8.112/90. Diante disso, não possui obrigação de registrar e divulgar agenda.”
Fonte: O Globo
Fonte Diário Do Brasil