O médico urologista da Santa Casa de Marília, André Guzzardi, realizou cirurgia inédita para o tratamento de HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata).

O procedimento pioneiro em paciente de 65 anos, aconteceu no último dia 23 de janeiro, no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília e contou com a participação do também médico urologista Marcelo Cartapatti, profissional que atua em São José do Rio Preto.

Na oportunidade, foi utilizado o tratamento minimamente invasivo conhecido como Rezum, em que uma sonda é introduzida pela uretra do paciente, em procedimento realizado por vídeo.

“Com resultados rápidos e eficazes, o Rezum utiliza energia térmica à base de vapor de água para reduzir o volume da próstata, aliviando os sintomas de forma segura, com recuperação mais rápida e preservando a qualidade de vida do paciente”, explicou André Guzzardi.

A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma condição comum entre os homens, principalmente após os 50 anos. À medida que a próstata cresce, ela pode comprimir a uretra, causando sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, sérias complicações.

O Rezum traz menos chance de “perda de ejaculação – a chamada ejaculação retrógrada”, sem os riscos do sangramento ou necessidade de internação. “O Rezum é opção para quem não quer passar pelas cirurgias tradicionais. É uma alternativa também para quem não se adaptou às medicações”, ressaltou o médico urologista da Santa Casa de Marília.

Além disso, a técnica proporciona um menor tempo de recuperação, tem menor risco de complicações em comparação com a cirurgia tradicional e ainda traz menor desconforto pós-operatório.

Os resultados têm eficácia comprovada, como o alívio dos sintomas urinários associados à HBP, redução do tamanho da próstata, melhora do fluxo urinário e redução da necessidade de medicamentos para a Hiperplasia Benigna de Próstata.

“Um dos maiores benefícios da nova técnica é a preservação da função sexual, já que a terapia diminui o risco de disfunção erétil em comparação com a cirurgia tradicional e preserva os nervos responsáveis pela função erétil”, finalizou ele.

Compartilhar matéria no
Urologista da Santa Casa de Marília, dr. André Guzzardi, realiza cirurgia inédita para tratamento de Hiperplasia Benigna da Próstata. Técnica preserva função sexual. Entenda