
O jornal Folha de S.Paulo, que possui uma linha editorial mais à esquerda do espectro político, publicou uma reportagem avaliando a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual o órgão sustenta que ele teria tomado conhecimento e anuído ao chamado plano “Punhal Verde Amarelo”, que envolveria a morte de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A reportagem aponta, no entanto, que a denúncia assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, não apresenta provas concretas para sustentar a acusação. Segundo o jornal, os elementos citados são frágeis, e a investigação da Polícia Federal apenas indica que o documento foi impresso no Palácio do Planalto e transportado para o Palácio da Alvorada em momentos coincidentes com a presença de Bolsonaro, sem demonstrar sua anuência ao plano.
A peça da PGR alega que membros de uma organização criminosa teriam estruturado dentro do Palácio do Planalto um plano de ataque às instituições, com o objetivo de alterar a ordem democrática. “O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do presidente da República, que a ele anuiu”, considera Gonet.
Como principal indício, a denúncia cita uma mensagem de WhatsApp enviada pelo general da reserva Mario Fernandes, então integrante da Secretaria-Geral da Presidência e apontado como autor do “Punhal Verde Amarelo”, ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. No diálogo, Fernandes menciona uma conversa com o então presidente.
A Folha, por sua vez, frisou ainda que há uma série de divergências entre os relatórios da PGR e da PF. O veículo enquadra que, enquanto a Polícia Federal concluiu que Bolsonaro tinha conhecimento do plano, em nenhum momento afirmou que ele o tenha autorizado — Já Gonet, avançou no entendimento ao considerar que o ex-presidente deu anuência ao esquema.
Fonte: @conexaopoliticabrasil / Instagram
Fonte Diário do Brasil