
Ursula von der Leyen discursou no Parlamento Europeu reforçando a necessidade de criar uma defesa comum na Europa
“A ordem de segurança europeia está abalada e muitas das nossas ilusões estão destruídas”, disse a presidente da Comissão Europeia.
Neste contexto, a Europa é chamada a “assumir maior responsabilidade pela sua própria defesa”, sublinhou.
“O tempo das ilusões acabou” e a União Europeia deve aumentar significativamente seus gastos com armas, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Estrasburgo, na terça-feira, 11 de março.
“Precisamos de um aumento muito rápido nas capacidades de defesa europeias. E precisamos disso agora”, disse ela ao Parlamento Europeu.
“Chegou a hora de criar uma defesa comum”, acrescentou von der Leyen, ao apresentar os resultados da última cimeira europeia dos 27 dedicada à defesa do continente.
Sobre este ponto, ela saudou o consenso dos países da UE sobre a necessidade de reforçar as capacidades de defesa da União, o que era “absolutamente impensável há apenas algumas semanas”, disse ela.
Rearmamento
A Comissão Europeia apresentou um plano para “rearmamento da Europa” que deverá permitir mobilizar cerca de 800 bilhões de euros ao longo de quatro anos, incluindo 150 bilhões em empréstimos disponibilizados aos 27 pela Comissão Europeia.
Os líderes europeus deram luz verde ao plano e a Comissão apresentará agora propostas concretas antes de uma próxima cúpula da UE na próxima semana.
Antonio Costa, presidente do Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado e de governo da UE prometeu que os líderes europeus “continuarão a trabalhar para construir nossa dissuasão para fortalecer a segurança do nosso continente.”
Macron reúne chefes militares aliados, sem os americanos
Desde os reveses dos Estados Unidos, a Europa vem tentando assumir o controle de sua defesa. O Presidente da França discursará na terça-feira, 11 de março, perante 31 líderes militares de países aliados, reunidos como parte do Fórum de Defesa e Estratégia de Paris.
Fonte: O antagonista
Fonte: Diário do Brasil