A taiwanesa Tern acaba de apresentar a terceira geração das suas bicicletas GSD; lançamento está previsto para maio nos Estados Unidos.

Seja para um passeio em família ou para transportar alguma encomenda, as bicicletas elétricas de carga vêm ganhando espaço pelo mundo. São veículos leves e fortes ao mesmo tempo, capazes de atender diferentes tipos de demandas.
A empresa Tern, de Taiwan, oferece e-bikes desse tipo desde 2017. A marca conquistou reconhecimento, principalmente, nos mercados asiático e americano. De lá para cá, a companhia apresentou duas gerações de veículos. E prepara agora o lançamento da terceira.
De acordo com o fundador da Tern, Joshua Hon, a 3ª geração da família GSD de e-bikes representa um verdadeiro salto de qualidade. E isso inclui uma bateria com desempenho melhor, mais espaço entre eixos e até alavancas fáceis de operar.
O principal destaque, porém, vai para o aumento do limite de carga. Com um quadro reforçado, as novas bicicletas conseguem transportar até 210 quilos de uma só vez. Segundo a marca, isso representa um piloto adulto e mais duas crianças. Ou um piloto adulto e muita bagagem na parte de trás. E ainda há um suporte de reboque opcional!

Veja outras melhorias
- Com tudo isso de peso, é normal imaginar que a e-bike da Tern não consiga alcançar grandes velocidades, certo?
- Errado! Os modelos da família GSD podem chegar a 32 km/h, com uma assistência de pedal de 400% (ou seja, você quase não faz força para pedalar).
- Quem garante esse desempenho é o motor Bosch Cargo Line, que entrega 85 Nm (62,6 lb.ft) de torque.
- Todos os quatro modelos da nova família GSD rodam sobre rodas de 20 polegadas usando pneus Schwalbe.
- As bicicletas vêm ainda com freios a disco hidráulicos Magura e absorvem terrenos irregulares com a ajuda de um garfo de suspensão Suntour.
- Elas contam ainda com iluminação integrada e um para-lama dianteiro de alumínio, além de uma proteção para a roda traseira.
- A diferença entre os modelos está, basicamente, na quantidade de “marchas” da bike e na autonomia dos veículos – que pode variar entre 144, 102 e 98 quilômetros.
- Um outro diferencial bacana da família GSD é um recurso batizado de “estacionamento vertical”.
- Ele consiste em manter a bicicleta “de pé” sobre a roda traseira – e quem a estabiliza é o bagageiro.
- A ideia é facilitar o transporte em elevadores, por exemplo.
- Ou economizar espaço para quem mora em apartamentos.
Preço e condições
Essa é a parte que machuca. As e-bikes da família GSD saem a partir de US$ 4.999. Fazendo a conversão, estamos falando em algo na casa dos R$ 29 mil!
É caro, principalmente por estarmos falando de uma bicicleta. Agora, vale lembrar que ela te múltiplas funções – e algumas pessoas já as utilizam como meio de transporte até o trabalho.
O lançamento dos novos modelos está previsto para o mês de maio nos Estados Unidos. Não há previsão para chegada ao Brasil.
As informações são do New Atlas.
Fonte: Olhar Digital