A empresa Ibope, contratada pela parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (RS), anunciou para os dias 21, 22 e 23 de junho a terceira etapa da pesquisa para detectar casos da Covid-19 em Marília. No total serão aplicados 250 testes rápidos.
A pesquisa é parte de um estudo que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e aplicado pelo Ibope Inteligência para levantar o número de casos de infecção pelo novo coronavírus na população brasileira, incluindo pessoas que não têm sintomas. Além de Marília, outras 132 cidades do Brasil participam desta pesquisa.
Nas duas primeiras fases da pesquisa em Marília foram entrevistadas e testadas 479 pessoas – a primeira realizada entre os dias 14 e 21 de maio e a segunda fase entre os dias 4 e 7 de junho -, sendo que nenhum caso positivo foi detectado.
Segundo os coordenadores do estudo, os resultados desta pesquisa irão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para combater a pandemia no país. No total será realizado o teste em 99.750 casas em 133 municípios do Brasil.
As visitas
Todos os profissionais desta pesquisa receberam treinamento para aplicação dos testes e estarão devidamente identificados e usando equipamentos de segurança. Eles também receberam orientações necessárias para tomar todos os cuidados para segurança da saúde dos testados e deles mesmo.