(Foto: Diogo Zacarias/MF)

Um dos termômetros da reação dos investidores ao surto de taxação do governo federal tem sido a criação de um novo produto financeiro. Algumas das maiores instituições financeiras da Faria Lima já estão oferecendo a dezenas de clientes super-ricos uma espécie de “exílio fiscal”.

O produto consiste, basicamente, em oferecer cidadania fiscal em países como Uruguai e Paraguai, apresentando as vantagens e desvantagens de deixar de ser um contribuinte brasileiro para não ter que pagar os inúmeros impostos criados pelo governo Lula III.

A coluna Andreza Matais apurou que um dos países mais atraentes tem sido o Uruguai, que está a duas horas e meia de São Paulo.

Há duas modalidades de cidadania fiscal no Uruguai: ou o investidor paga 580 mil dólares na compra de um imóvel e reside por 60 dias no país vizinho, ou investe 2,5 milhões de dólares sem necessidade de mudar de país por um período.

No Uruguai, o imposto de renda é reduzido, não há imposto sobre herança nem sobre dividendos durante dez anos, entre outros benefícios.

Fonte: Metrópoles

Fonte Diário do Brasil

Compartilhar matéria no
Corretoras sugerem a super-ricos alternativas no exterior para escapar da carga tributária de Haddad; ENTENDA