
Reprodução CNN Brasil
Em entrevista à CNN Brasil, Brian Ballard, advogado próximo do presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre as negociações do governo brasileiro para evitar a imposição de tarifas de 50% a partir de 1º de agosto.
Segundo Ballard, que participou de campanhas políticas de arrecadações de Trump em 2016, o líder americano utiliza as tarifas para influenciar a política externa. Ele considera a medida como uma “ferramenta eficaz” que é revertida em benefício do povo americano.
Ao falar sobre países que estão fazendo acordo com os EUA, o advogado disse: “Não queremos outra Venezuela, não queremos outra Cuba. Não queremos que esse tipo de coisa aconteça”.
Tanto a Venezuela como Cuba são antagonistas históricas dos norte-americanas e não mantêm relações formais com os Estados Unidos.
“Trump é um negociador duro, mas é um negociador justo”, afirmou Ballard, que também recomendou que o governo brasileiro se esforce para falar diretamente com o líder americano.
O advogado também comentou sobre a carta do governo americano ao Brasil sobre as tarifas que faz menção à investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.
“Trump é muito sensível e compreensivo com líderes políticos sendo processados por pessoas que chegam ao poder depois. Ele acredita que isso está acontecendo no Brasil”, afirmou o jurista e completou: “Ele usará toda a força da economia americana para trazer o que ele acredita para ajudar a ajustar os resultados”.
Ao ser questionado pela CNN sobre os motivos da imposição de tarifas, Ballard atribuiu a medida a uma série de fatores, incluindo o papel do Brasil no Brics, a proximidade do presidente Lula com Xi Jinping, líder chinês, e os discursos que propõem o fim do domínio do dólar.
O advogado também comentou o acordo firmado com a União Europeia e afirmou que, ao negociar com Trump, esses países não abriram mão de sua soberania e independência, mas entenderam a “importância que os EUA dão para o livre pensamento político”.
Fonte: CNN Brasil
Fonte: Diário Do Brasil
