
📸Foto: Lukas Koch/EFE/EPA
Investimentos de R$ 60 bilhões previstos pela indústria automobilística e de autopeças para serem realizados até 2030 podem não se concretizar e resultar no fechamento de até 50 mil postos de trabalho com carteira assinada. É o que vai acontecer, segundo montadoras, caso o governo atenda a um pedido da chinesa BYD.
A empresa solicita uma redução no Imposto de Importação de veículos desmontados, o que despertou reação contrária de fabricantes tradicionais instalados no país. A polêmica deve ser decidida nesta quarta-feira (30) pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
A BYD – que está investindo R$ 5,5 bilhões para implantar uma fábrica em Camaçari (BA), no antigo complexo da Ford – solicitou ao governo uma redução do imposto de importação sobre seus kits de veículos: de 20% para 10% em carros híbridos e de 18% para 5% nos elétricos.
A proposta, que está sendo avaliada no Palácio do Planalto pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, criaria uma situação tributária mais vantajosa no Brasil do que na própria China.
Fonte: Gazeta do Povo
Fonte: Diário Do Brasil