
Autoridades locais, representantes do comércio e do setor supermercadista participaram, nesta quinta-feira (31), de uma reunião multissetorial na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) para apresentar os avanços positivos da Lei Municipal nº 9.046/2023, conhecida como Lei das Sacolinhas, que proíbe a distribuição de sacolas descartáveis no comércio da cidade.
Conduzido pelo presidente da Acim, Carlos Bitencourt, o encontro contou com a presença do consultor em meio ambiente Thiago Pietrobon, da empresa Ecosuporte. Ele apresentou dados que apontam os efeitos imediatos da medida. Segundo ele, nos primeiros 15 dias de vigência da lei, a cidade deixou de descartar cerca de 2,3 milhões de sacolas no meio ambiente. A expectativa é que, em um ano, a redução chegue a 50 milhões de unidades, o equivalente a 168 toneladas de sacolinhas.
“A legislação promove uma mudança cultural importante, incentivando o uso de sacolas retornáveis e soluções sustentáveis. Estima-se que até 84,4% das sacolas sejam substituídas por opções reutilizáveis, enquanto os 15,6% restantes são feitas com materiais renováveis, capazes de sequestrar até 3,09 toneladas de CO₂ por tonelada produzida”, explicou Pietrobon.
A iniciativa tem recebido apoio de diversos setores da cidade e é vista como um marco no avanço das políticas ambientais de Marília.


“A APAS entende que mudanças no cotidiano, como a substituição de sacolas plásticas por retornáveis, geram diferentes entendimentos, mas compreende também que é muito importante estimular o uso de alternativas sustentáveis para proteção do meio ambiente”, afirma Sérgio Reis da Silva.
Participaram ainda do encontro o secretário-adjunto municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Más; do promotor de Justiça Oriel da Rocha Queiroz; do presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde; demais vereadores; da diretora do Procon Marília, Valquíria Galo; do diretor da Regional Marília da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Sérgio Reis da Silva; além de representantes de redes de supermercados e especialistas da área ambiental.
Sobre a APAS – Com 54 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui três distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.