
Acontece neste sábado, dia 09, nas dependências do Supermercado Pão de Açúcar, durante todo o dia, mais uma etapa da campanha “Carrinho Solidário, desenvolvido pelo Rotary Club de Vera Cruz e pelo Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração, em parceria com o Instituto Grupo Pão de Açúcar, quando os consumidores são estimulados a doarem alimentos não perecíveis, e produtos de higiene e limpeza, em benefício ao Educandário Bento de Abreu de Marília, que atende 120 crianças e 80 famílias carentes.
“Queremos atingir a marca de 200 quilos este mês”, anunciou o presidente do clube rotário vera-cruzense, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, ao convocar os associados do clube para a atividade externa. “Nosso recorde, no momento, é de 186 quilos”, pontuou ao acreditar na possibilidade da superação.
No período da manhã os jovens que fazem parte do Educandário Bento de Abreu realizam a atividade até ao meio dia, enquanto que os rotarianos atuam na parte da tarde, até o começo da noite.
“Existe um local próprio no supermercado, que o pessoal pode fazer a doação espontaneamente”, disse o coordenador do Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração, que participa das atividades conjuntamente.
“O importante é a conscientização de que o Educandário Bento de Abreu precisa desses mantimentos”, disse o empresário Marcelo Paiva, também do clube satélite, que considera a atividade importante em todos os sentidos.
“A necessidade é grande e quem conhece a instituição sabe da importância e da seriedade no trabalho com as crianças carentes”, falou o rotariano que esteve esta semana conhecendo o trabalho realizado no Educandário Bento de Abreu e se surpreendeu com a organização e disciplina do pessoal.
Esta semana alguns integrantes do Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração estiveram nas dependências do Educandário Bento de Abreu conhecendo o trabalho esportivo, educacional, religioso e filantrópico, que é desenvolvido na instituição que abriga 120 crianças, e dá assistência para 80 famílias carentes.
“Nosso trabalho é de voluntariado puro”, disse Gilson Jorge da Silva, religioso e assistente social da entidade assistencialista. “Vivemos com simplicidade e dependemos de doação para tudo que temos que realizar”, falou ao mostrar todos os departamentos da entidade, principalmente a panificação, marcenaria, horta, salas de aula, ginásio, refeitório, parte administrativa e de assistência.
“São 68 anos de trabalho dedicado às famílias carentes e às crianças que realmente necessitam de ajuda”, disse o representante da instituição que vem alinhando algumas atividades com o clube rotário da cidade de Vera Cruz.
O Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, ao longo de sua trajetória desde 1957, tem desempenhado um papel importante na transformação de vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Fundada como resposta à necessidade de acolher meninos órfãos desprovidos de famílias, a instituição evoluiu ao longo dos anos, adaptando-se às mudanças legislativas e às demandas da sociedade.
Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, o Educandário passou por uma significativa reestruturação, migrando de um serviço de acolhimento para um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Essa transição possibilitou que a organização continuasse seu nobre propósito, agora atendendo não apenas órfãos, mas também crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, durante o contra turno escolar.
“Um trabalho sério e inquestionável que vem sendo feito há anos, quando esses alimentos doados ajudarão essas crianças a se manterem dignas e alimentadas”, ressaltou Márcio Cavalca Medeiros.