Fotos: Divulgação

Quebrando um tabu nos serviços de limpeza urbana, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, começou a operar para 40% dos bairros da cidade a coleta seletiva a partir do dia 23 de junho de 2025. 

Em praticamente 45 dias de operação, a adesão mais do que dobrou, e passaram a ser coletadas 26 toneladas de lixo reciclável por semana (aproximadamente 100 toneladas por mês), ante 10 toneladas por semana (ou 40 toneladas por mês) quando a coleta foi ampliada em junho.

Os serviços são prestados pela empresa M Construções e Serviços Ltda, e são realizados de acordo com cronograma estabelecido em 51 bairros/regiões, de segunda a sábado, em dois turnos. Os materiais recolhidos são separados e encaminhados para reciclagem por uma cooperativa cadastrada.

Os bairros atendidos no turno diurno têm recolhimento entre as 7h e as 15h20. Já no período noturno, o atendimento é entre 17h e 1h20 da madrugada.

São recolhidos os 

seguintes materiais:

– papel (inclusive papelão)

– plástico

– vidro

– metal

– óleo de cozinha (colocar em garrafa PET)

A recomendação é que os materiais recicláveis sejam colocados todos juntos, que serão separados posteriormente. Porém, os recicláveis não devem ser colocados junto com materiais orgânicos, como o lixo comum – este permanece com o mesmo cronograma de coleta já existente.

Não são recolhidos móveis e entulhos, que podem ser descartados nos Ecopontos. (Saiba mais sobre os Ecopontos em: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar).

Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, essa ação mostra mais uma preocupação da Prefeitura em mudar o paradigma de serviços públicos do município. 

“Queremos que Marília seja uma cidade mais limpa e mais sustentável, por isso iniciamos a coleta seletiva. E estamos tendo um retorno excelente, a população está aderindo, demonstrando que havia uma falta de atuação da Prefeitura nessa área nos últimos anos. Vamos estudar a possibilidade de ampliar os bairros atendidos”.

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou que esse é um avanço na questão de serviços públicos. “Cuidar da cidade e das pessoas foi compromisso assumido durante a campanha. E cuidar da limpeza pública com coleta seletiva é parte do cuidado com nossa população e com a cidade, além de gerar renda para quem trabalha com recicláveis e ajudar o meio ambiente”.

Confira o Cronograma 

completo da Coleta Seletiva:

SEGUNDA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Jardim Aeroporto

– Novo Horizonte

– Altos da Cidade

– Santa Gertrudes

– Preço Certo Aeroporto

– Prédio Galdí

SEGUNDA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Maracá

– Montana

– Trieste

– Padre Nóbrega

TERÇA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Altaneira

– Parque São Jorge

TERÇA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Campina Verde

– Julieta

– Terras de São Paulo

– Terra Verde

QUARTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Parati

– Costa e Silva

– Maria Izabel

– Maple Bear

– Condomínios Esmeralda

QUARTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Santa Antonieta (até Paulista)

– Santa Antonieta 2 / Primavera

– Marina Moretti

QUINTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Salgado Filho

– Acapulco

– Araxá

– Damasco

– Santa Paula

– UNIMAR / UNIVEM / UNESP

– Florença

QUINTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Figueirinha

– Altos do Palmital

– Industrial

– Jânio Quadros

SEXTA – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Cavalari

– Morumbi

– DAEM Chácaras

– Flamingo

SEXTA – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Bandeirantes

– D’Itália

– Aquarius

– Lorenzetti

SÁBADO – DIURNO – início às 7h e término às 15h20:

– Alto Cafezal

– Vila Jardim

– Califórnia

– Veneza

– Firenze

SÁBADO – NOTURNO – início às 17h e término à 1h20:

– Centro (coleta todos os dias)

– Fragata (até Kieza)

– JK / Lavínia

– Vila Jardim

MAIS LIMPEZA PÚBLICA: 

ECOPONTOS E CATA-TRECO

O serviço de coleta seletiva se soma aos já existentes na área de limpeza pública: Marília já conta com 3 Ecopontos fixos e com o Cata-Treco itinerante – este último implementado no início do ano por determinação do prefeito Vinicius Camarinha e que já percorreu todas as regiões da cidade, finalizando o último roteiro nesta semana nos bairros Novo Horizonte, Aeroporto, Tangará, Maria Isabel, Tropical, Esmeralda I e II, Barbosa, Fragata e Lácio. Com a conclusão dessa fase, o programa terá alcançado 100% da cidade.

Criada para facilitar o descarte correto de materiais inservíveis, eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e contribuir com a limpeza urbana, a Operação Cata-Treco continuará após essa fase, retornando aos bairros já atendidos em um novo ciclo de coletas regulares.

“Quando finalizarmos esses bairros, teremos atingido 100% do município de Marília com a Operação Cata-Treco. Isso representa um marco importante para a cidade. A Operação Cata-Treco é um programa contínuo da Administração do nosso prefeito Vinicius Camarinha, e assim que essa etapa for concluída, já começaremos a repassar em todos os bairros, garantindo que o serviço continue de forma permanente”, destacou Mário Rui Andrade de Moura, secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos.

A projeção é que, ao fim desta etapa, sejam recolhidas entre 400 a 450 toneladas de materiais inservíveis.

Com a cidade 100% atendida, a Operação Cata-Treco continua, reforçando o compromisso da Prefeitura com a limpeza urbana, a saúde pública e o bem-estar da população.

Mais informações sobre os Ecopontos estão disponíveis na página: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.

Capinação e limpeza 

de áreas públicas

Além dos serviços de recolhimento de entulhos com o Cata-Treco, dos Ecopontos, da Coleta Seletiva e da coleta de lixo domiciliar, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, mantém serviços contínuos de limpeza e capinação de áreas públicas, canteiros centrais, praças e, no caso de terrenos particulares, a equipe de Fiscalização de Posturas atua notificando os proprietários para que façam sua parte em manter o ambiente da cidade limpo.

“Desde o início do ano, o prefeito Vinicius Camarinha determinou que fizéssemos todos os esforços e planejamento para manutenção constante da cidade, que viveu um caos de limpeza urbana em anos anteriores”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura.


Compartilhar matéria no
Coleta seletiva da Prefeitura de Marília mais do que dobra adesão em 45 dias de operação ampliada. Veja o cronograma e quando passa na sua casa