Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo / 19/07/2023

Depois de 20 dias no cargo de presidente da PortosRio, Flavio Vieira montou uma equipe com o seu jeitão. Assim como Vieira, indicado ao cargo por Waguinho, ex-prefeito de Belford Roxo (RJ) e principal aliado de Lula na Baixada Fluminense, os cinco superintendentes que nomeou têm a mesma experiência no setor portuário que ele: nenhuma.

O cargo público mais recente de Vieira foi o de Secretário da Casa Civil e Secretario de Saúde de Belford Roxo (RJ). Antes, foi também foi diretor da Rioluz e da Companhia Estadual de Habitação.

Já entre os cinco novos superintendentes , apenas um trabalhou no setor portuário. Mas as cinco nomeações descumpriram as exigências legais para assumirem os cargos. Segundo o regimento interno da PortosRio, estatal que administra os portos de Itaguaí (o terceiro maior do Brasil) e o do Rio (o nono de maior movimento), só podem ocupar superintendências os indicados com pelo menos oito anos de experiência no setor, “sendo quatro anos em cargos de liderança e gestão”.

Não é o caso de nenhum dos novos superintendentes.

Como, por exemplo, Denis Venâncio, que no ano passado tentou eleger-se vereador pelo Republicanos em Belford Roxo, sob o slogan “Foguete não tem ré”. Só que o povo resolveu não corresponder: não lhe deu votos suficientes e o foguete de Dênis acabou pousando agora na PortosRio, onde ocupa o cargo de superintendente de Gestão Estratégica. Até o ano passado, era secretário de Esportes em Belford Roxo, na gestão Waguinho, assim como Flavio Vieira.

Na Superintendência de Recursos Humanos está Aramis Junior, também colega de Vieira numa secretaria … em Belford Roxo, claro. No currículo de Aramis consta um MBA em Big Data na Faculdade Descomplica. No ano passado, foi alvo de uma operação de busca e apreensão do MP num processo que investigava compra de votos em sua cidade.

Já Paulo Ribeiro virou superintendente de Planejamento. Seu cargo anterior era o de advogado da prefeitura de… (adivinhe!) Belford Roxo, onde mais? E Pedro Macedo, novo superintendente de Gestão, também dava expediente na prefeitura de Belford Roxo, como assessor jurídico.

Fagner Dias, novo superintendente de Engenharia, chegou um pouco mais perto do setor, mas ainda assim não cumpre os requisito mínimos para o cargo: tem em seu currículo cinco anos como supervisor de gestão portuária na LMA Shipping.

Fonte: O Globo

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Na PortosRio, os 5 novos superintendentes não cumprem os requisitos para os cargos