A Associação Comercial e de Inovação de Marília participou esta semana do 2º Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), na cidade de Santos, com as presenças do presidente Carlos Francisco Bitencourt Jorge e do superintendente José Augusto Gomes. O evento teve como foco as ações para fortalecerem o associativismo e apoiar as micro e pequenas empresas. “Foi uma excelente oportunidade para discutirmos a expansão do grupo G50+, que visa aproximar lideranças das bases, a oferta de linhas de crédito e programas de formalização, além da articulação de pautas legislativas para ampliar a competitividade e o acesso a mercados nacionais e internacionais”, disse o presidente da associação comercial mariliense que faz parte do conselho da CACB. “O encontro fez parte, também, das comemorações do centenário do Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Santos (ACS), reunindo autoridades e lideranças empresariais de todo o país”, acrescentou José Augusto Gomes.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge acompanhou o presidente da CACB, Alfredo Cotait e teve a oportunidade de expor o trabalho que vem sendo realizado em Marília quanto ao Ambiente de Inovação Connect, que funciona na sede da entidade mariliense e que vem crescendo em outras unidades com associações comerciais paulistas como: ⁠Garça, ⁠Paraguaçu Paulista, ⁠Mococa, ⁠São João da Boa Vista, ⁠São José do Rio Pardo, ⁠Mogi Mirim, ⁠São Carlos e Mogi Guaçu. “O programa Connect busca desenvolver ideias, soluções e empresas, principalmente as de base tecnológica, com uma atuação em rede; colaboração e conexão com diversos públicos e segmentos, buscando o fomento da ciência, pesquisa e tecnologia em favor das pessoas e organizações, com enfoque em inspirar e gerar inovação”, disse o dirigente ao utilizar a associação comercial de Marília como exemplo de mudança nos últimos cinco anos.

O dirigente mariliense teve a oportunidade de mostrar um pouco sobre o trabalho que vem sendo realizado na cidade de Marília: “Hoje temos em nossa sede: O Connect Aceleradora, o Connect Incubadora e o Connect Instituto”, apresentou o atual conselheiro da CACB e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Atualmente o Connect de Marília conta com dezenas de mentores credenciados, temos a empresária Camila Farani como nossa associada; já temos mais de cem projetos inscritos e contamos com mais de 30 docentes com nível de doutorado para orientações necessárias”, disse ao apontar alguns dos diferenciais do Ambiente de Inovação de Marília.

REDE NACIONAL – No encontro realizado em Santos foi criado o Grupo G50+, que reúne presidentes de associações comerciais e empresários de todo o País, com o objetivo de discutir demandas do setor, articular pautas prioritárias – como a Lei da Liberdade Econômica e levar essas reivindicações ao Congresso Nacional em outubro. Para Alfredo Cotait o evento reforça que o associativismo é fundamental para integrar forças, fortalecer empreendedores e garantir desenvolvimento econômico sustentável em todas as regiões do país. “O nosso sistema é associativo, capilar e único no Brasil, cujas lideranças estão na base”, disse o dirigente da confederação brasileira. “As demandas vêm dessa base para que nós, das federações e da confederação, possamos representa-los”, explicou. “Precisamos ouvi-los, precisamos integra-los e precisamos que os dirigentes conversem entre si”, falou entusiasmado.

Compartilhar matéria no
Associação Comercial: Marília participa de encontro nacional de integração em Santos. Foco foi em ações para fortalecerem o associativismo e apoiar as micro e pequenas empresas