
Por Márcio Medeiros
O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, esteve na cidade de Umuarama, Paraná, participando do Congresso Empresarial da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Entre Rios (Cacier), que reuniu lideranças e empresários da região do Paraná para uma tarde de conhecimento, integração e troca de experiências. “Foi uma oportunidade bem interessante essa troca de ideia e de conceitos sobre o associativismo”, disse o dirigente mariliense que gostou da programação do evento que incluiu palestras, talk show e debates sobre temas estratégicos, como associativismo e reforma tributária, assuntos essenciais para a competitividade e o desenvolvimento econômico da região do norte do Paraná. “O evento serviu de espaço para networking, fortalecimento das relações institucionais que impactem positivamente os negócios e a economia regional”, disse o representante da associação comercial de Marília.
Por duas vezes José Augusto Gomes participou do evento. Na primeira oportunidade ele falou sobre associativismo, envolvido há quase 50 anos como funcionário da Associação Comercial e de Inovação de Marília. “Associativismo é a união voluntária de pessoas, empresas ou instituições com interesses comuns para alcançar objetivos específicos, compartilhando recursos, conhecimentos e experiências”, conceituou o dirigente que vem se apresentando em diversas cidades paulistas e até em outros estados, como foi este evento em Umuarama, no Paraná. “Essa prática associativista busca fortalecer indivíduos e organizações, promover o desenvolvimento econômico e social, gerar soluções coletivas e dar mais voz a esses grupos na sociedade”, falou com relacionamento direto na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e também na Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), por muitos anos.
José Augusto Gomes explica que o associativismo pode se manifestar através de associações formais, que possuem estrutura jurídica, ou por meio de iniciativas mais informais de união e participação. “Através de ações conjuntas, os associados podem negociar melhores preços para compras, compartilhar estruturas, criar redes de apoio e ter maior poder de influência junto ao poder público”, disse com experiência de muitos anos no sistema associativista. “Baseia-se na ideia de que “a união faz a força”, onde a colaboração e o apoio mútuo são fundamentais”, disse o superintendente da associação comercial da cidade de Marília. “No pensamento associativista os participantes se unem em prol de metas partilhadas, seja para fortalecer negócios, resolver problemas sociais, ou promover causas culturais e ambientais”, explicou.
No segundo momento da programação, José Augusto Gomes participou de um painel em que o Desenvolvimento Regional foi o tema principal, ao lado de outras autoridades locais, quando teve oportunidade de falar sobre alguns serviços da associação comercial como o Programa Facim, Ambiente de Inovação, o modelo de gestão da associação comercial de Marília, e sobre a Normatização ISO9001, algumas das atividades em desenvolvimento na instituição mariliense. “Marília vem se destacando nos últimos anos em razão do amplo serviço que vem prestando para a classe produtiva da cidade”, falou o superintendente ao parabenizar a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Entre Rios (Cacier), pelo evento realizado, que atraiu centenas de interessados no auditório do Sest/Senat de Umuarama.