Santa Casa de Marília inaugura ampliação do Centro Cirúrgico em cerimônia com autoridades 

Descerramento de placa aconteceu neste dia 5 de setembro 

Em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, a Santa Casa de Marília inaugurou neste dia 5 de setembro a ampliação do seu Centro Cirúrgico. São quatro novas salas cirúrgicas e 20 salas de recuperação pós-anestésica que passam a ser disponibilizadas em novo espaço, com equipamentos de última geração.

Área de 627 m² foi contemplada com piso porcelanato e rodapé embutido, pintura epóxi e revestimentos de forro em gesso acartonado. 

A reestruturação do setor conta com ambientes humanizados, além da infraestrutura com as instalações elétricas contendo o Sistema IT Médico, rede de gases medicinais, sistema de climatização e implantação de monitoramento.

Quatro salas cirúrgicas, amplas e com equipamentos modernos, iniciam o seu funcionamento. Com isso, a Santa Casa de Marília amplia em 40% sua capacidade de cirurgias, aumentando das atuais 10 salas cirúrgicas para um total de 14, sendo que duas destas salas estão preparadas para cirurgias através de robótica. 

Além disso, a unidade hospitalar filantrópica mariliense dobra o número de leitos de recuperação pós-anestésica, passando de 10 para 20 leitos do gênero, otimizando sobremaneira a estrutura do seu bloco cirúrgico.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou a importância desta reestruturação e ampliação do Centro Cirúrgico, que passa a ter capacidade para receber cirurgias com uso de robótica. “O hospital é da sociedade mariliense e por esta razão temos que cuidar muito bem deles. Não medimos esforços para criar novas salas cirúrgicas e pós-anestésicas, e para isso, estamos promovendo um investimento de R$ 4 milhões, entre obras de alvenaria, acabamentos e equipamentos. Para isso, tivemos que fazer empréstimos bancários, entendendo que esta é uma área estratégica do hospital que necessitava de investimentos”. 

O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, comentou sobre esta grande conquista em um hospital com vocação cirúrgica. “Temos um grande fluxo de cirurgias para pacientes de uma região de 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde) e com esta reestruturação aumentamos nossa capacidade para procedimentos em nosso bloco cirúrgico”.

A deputada estadual Dani Alonso (PL) salientou que disse que não mede esforços para ajudar a Santa Casa de Marília porque sabe da importância do hospital para a região. “Saúde é coisa séria e sei que aqui o dinheiro é bem investido. Fico feliz em saber que o microscópio cirúrgico que consegui vai ser utilizado neste novo espaço do Centro Cirúrgico. Vou continuar apoiando esta instituição tradicional e querida em nossa cidade e região”.

O deputado federal Capitão Augusto (PL) comentou sobre as emendas conquistadas em prol da Santa Casa de Marília e a parceria de sempre. “É com muito orgulho que faço questão de atender as demandas deste importante hospital. Nos preocupamos com a saúde e estamos juntos nesta luta, que também é do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem trazido diversas melhorias, como a Tabela SUS Paulista”.

O prefeito de Marília em exercício, Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), lembrou que saúde é uma das prioridades da atual Administração Municipal. “Estive junto com o Nori e com o Márcio em Brasília e estou sempre disponível para ajudar a nossa Santa Casa, um hospital que é patrimônio da cidade”.

O presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), mencionou a importância da Santa Casa de Marília no atendimento aos munícipes. “Mais de 70% dos procedimentos da unidade hospitalar são realizados via SUS (Sistema Único de Saúde). Aqui não é hospital de rico não. Estão todos de parabéns por mais esta melhoria para os profissionais que aqui atuam e principalmente para a população”.

A dirigente do DRS IX (Departamento Regional de Saúde), Célia Marafiotti, mencionou a parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Santa Casa de Marília. “O hospital é um grande prestador de serviços de saúde da nossa região e é muito bom ver que a direção se preocupa em melhorar cada vez mais este atendimento prestado”.

Durante a solenidade, foram mencionados (in memoriam) alguns dos grandes profissionais da Medicina que se destacaram no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília ao longo destes 96 anos de história: Dr. Akira Nakadaira, Dr. Alcides Durigan Júnior, Dr. Armando Ferreira Filho, Dr. Darci Cavalca, Dr. Décio Itioka, Dr. Gilberto Pastori, Dr. Hilário Maldonado, Dr. Hiroshi Nakano, Dr. Jaime Kelmann, Dr. José Augusto Prado, Dr. Mário Mattos, Dr. Nelson Casadei, Dr. Nelson Unzer, Dr. Oscar Pereira, Dr. Pedro Teruel Romero, Dr. Roberto Mizobuchi, Dr. Rubens Silvado, Dr. Sérgio Cavallari e Dr. Sérgio Bellucci.

A técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico, Tereza Barros, com 31 anos de atuação na Santa Casa de Marília, também recebeu flores do 2º vice-provedor José Luiz de Carvalho e falou um pouco sobre o dia a dia no hospital. “Fico honrada com a homenagem, mas divido com todos os meus colegas este reconhecimento. Enfrentamos dificuldades, mas procuramos fazer o melhor em nossa instituição”.

Esta foi a quinta inauguração do ano promovida pela Santa Casa de Marília, que já havia realizado solenidades para o descerramento das placas da Unidade de Radioterapia ‘Milton Tédde’, da UTI III (Unidade de Terapia Intensiva) com 10 leitos, da Unidade de Fisioterapia e do Centro de Acolhimento de Pacientes, contando sempre com apoios governamentais, emendas parlamentares, do empresariado e da sociedade. 

Por Roberto Cesar

Compartilhar matéria no
Ampliação do Centro Cirúrgico com 4 novas e tecnológicas salas e mais 10 novos leitos de recuperação é inaugurada pela Santa Casa de Marília. Expansão contou com apoio da população e autoridades. 70% do atendimento é pelo SUS. Confira!