
(📸: Reprodução/X marinamaral2)
Mesmo 24 anos depois, o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 continua a deixar um rastro de consequências graves. Dados do Programa de Saúde do World Trade Center, divulgados pelo jornal New York Post, mostram que o número de mortes por câncer relacionados ao episódio já supera o total de vítimas fatais do dia do atentado.
Esses óbitos, causados por exposição a toxinas liberadas durante o colapso das torres e no aterro sanitário Fresh Kills, em Staten Island, somavam 3.767 até março deste ano, número bem maior que o de pessoas mortas no dia do ataque, de 2.977.
O aterro sanitário Fresh Kills tem uma relação direta com os casos de câncer relacionados ao 11 de setembro porque foi o principal local para onde os escombros das torres do World Trade Center foram levados após o colapso em 2001; os detritos transportados para o aterro continham uma mistura de materiais tóxicos, como poeira de amianto, metais pesados, compostos orgânicos voláteis e outras substâncias cancerígenas liberadas durante a destruição das torres.
Fonte: r7
Fonte: Diário Do Brasil