Novo espaço do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília já tem grande fluxo de procedimentos
Aproximadamente 150 cirurgias a mais serão realizadas mensalmente nas quatro novas salas cirúrgicas

Inaugurado neste mês de setembro na Santa Casa de Marília, o novo espaço do Centro Cirúrgico com quatro salas cirúrgicas e 20 leitos de recuperação pós-anestésica já está recebendo grande fluxo de procedimentos do gênero, inclusive com a utilização dos dois microscópios cirúrgicos adquiridos pelo hospital com recursos de emendas parlamentares da deputada estadual Dani Alonso (PL) e da deputada federal Adriana Ventura (Novo).

Com aproximadamente 1.150 cirurgias realizadas mensalmente antes da inauguração do novo espaço, a expectativa é que a partir de agora o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília, com total de 14 salas cirúrgicas, realize mais de 1.300 procedimentos cirúrgicos/mês.
A primeira cirurgia no espaço recém-inaugurado do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília foi realizada sob o comando do médico cirurgião oncológico Milton Nakano, no dia 13 de setembro. Na oportunidade, aconteceu cirurgia denominada Segmentectomia por Videolaparoscopia. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que remove um segmento específico do pulmão, sem retirar um lobo inteiro. Essa técnica utiliza uma microcâmera e pequenos instrumentos inseridos por incisões mínimas, proporcionando menor dor, recuperação mais rápida e menor impacto na função pulmonar em comparação com cirurgias abertas. É indicada para tumores pulmonares em estágios iniciais ou quando o paciente não tem condições de submeter-se a uma cirurgia maior, e para outras condições como metástases e malformações.

Equipes de outras especialidades médicas já estão utilizando as quatro novas salas cirúrgicas de forma plena, e diversos outros procedimentos cirúrgicos já foram realizados na nova área.

O novo espaço
Área de 627 m² foi contemplada com piso porcelanato e rodapé embutido, pintura epóxi e revestimentos de forro em gesso acartonado.
A reestruturação do setor conta com ambientes humanizados, além da infraestrutura com as instalações elétricas contendo o Sistema IT Médico, rede de gases medicinais, sistema de climatização e implantação de monitoramento.
Quatro salas cirúrgicas, amplas e com equipamentos modernos, iniciaram o seu funcionamento. Duas destas salas estão preparadas para cirurgias através de robótica. Além disso, a quantidade de leitos de recuperação pós-anestésica aumentou de 10 para 20.