Marília passou a ter suporte para desenvolver e treinar Inteligência Artificial Brasileira e projetos em diferentes áreas, através de centro de pesquisa implantado e inaugurado ontem na Universidade de Marília. Assim, começou a operar oficialmente ontem o centro de pesquisa em IA (Inteligência Artificial) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com apoio da Prefeitura Municipal.

É o primeiro centro do IBICT, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em uma universidade e a escolha de Marília envolveu critérios que vão da combinação de estrutura ao apoio oficial e articulação em Brasília. E que evoluiu com seminário internacional na cidade.

A instalação cria um projeto pioneiro de formação de conhecimento em IA com potencial para atender diferentes setores da vida coletiva. Assim, produzir soluções em saúde, educação, agronegócio, indústria, comércio e mais.

“Com pesquisadores do IBICT, com essa força do governo federal temos muito a crescer. Hoje abrimos uma série de oportunidades para a região”, comentou Fernanda Mesquita Serva, Pró-reitora de Graduação da Unimar.

“E tudo isso será feito com a mobilização de estudantes e um novo modelo de ensino que pretende levar a IA para todos os cursos, de todas as áreas de conhecimento. Além disso, vai chegar à pesquisa e pós-graduação”, enalteceu.

A instalação do centro trouxe para a cidade o diretor do IBICT, Tiago Nunes Braga, além de mais representantes do órgão. Braga assinou o protocolo de intenções que vai oferecer pesquisadores e suporte do instituto para atuação de estudantes e equipes de serviços na cidade.

Pesquisa e soberania

“Vai evoluir para um acordo de cooperação com plano de trabalho para promover desenvolvimento de Inteligência Artificial treinada no Brasil. Permite processo de soberania e também de compreensão de problemas locais”, explicou Braga.

O prefeito Vinícius Camarinha participou do encontro e assinatura com a vice-reitora da Unimar, Regina Losasso Serva e a pró-reitora de Pós-Graduação Fernanda Mesquita Serva.

“Todo mundo reunido para democratizar o acesso à tecnologia, à inovação. Isso precisa acontecer, o Brasil está perdendo em inovação, em tecnologia, então a gente precisa começar a ter ações”, ressaltou o prefeito Vinícius Camarinha.

Na prática a Unimar oferece estrutura e o IBICT incorpora as equipes da Unimar e serviços municipais nas pesquisas de IA.

Centro pioneiro

Assim, o Instituto traz a Marilia e à Unimar parceria que já tem com instituições como Unesco e Tribunais de Justiça. “Com universidade particular essa é a primeira que criamos”, ressaltou.

” É um dia memorável para a Universidade de Marília. Ter a descentralização desse importante órgão do governo é um marco histórico”, disse Fernanda Mesquita Serva.

A vice-reitora Regina Serva destacou a tradição da Unimar em investir em ciência e tecnologia, bem como em integração com a comunidade.

“Uma parceria deste porte é uma alavanca para alunos, para docentes e para a pesquisa, que a cada dia tem novas ideias e isso é importante não só para a universidade, mas para toda a comunidade e o País”, destacou Regina Losasso Serva.

Marília no mapa da IA

O professor Caio Saraiva Coneglian, coordenador do Parque Tecnológico da Unimar, disse que o centro coloca Marília no mapa da pesquisa em Inteligência Artificial no Brasil.

“Este é o início do trabalho e a gente deve ter em alguns anos o resultado em muitas áreas. Impactando alunos e pesquisadores. Falamos de pesquisa em saúde, agro, governo mesmo. Então o IBICT trabalha em todas as áreas, tecnologia para todos.”

A instalação do escritório envolveu articulação técnica, estrutura do parque e muitas viagens a Brasília. Um trabalho com atuação do secretário municipal de Tecnologia, Rodrigo Ramos dos Santos, e participação da Câmara com o vereador professor Galdino.

“As pessoas não aguentam mais conversa, discurso, é preciso fazer e nós estamos fazendo história. Aliás, estamos fazendo um projeto de futuro, investir em Ciência e Tecnologia é um trabalho para as gerações futuras”, concluiu o vereador. 

Fonte: Giro Marília

Compartilhar matéria no
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, escolhe Unimar e implanta centro pioneiro de pesquisa em Inteligência Artificial. Veja benefícios para a cidade e região