O Projeto Sorria, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), tem transformado o ambiente hospitalar em um espaço de leveza e acolhimento. A iniciativa, que une arte, humanização e cuidado, leva alegria aos pacientes internados no Hospital Beneficente Unimar (HBU) por meio da atuação de palhaços hospitalares. Com apresentações musicais, brincadeiras e interações cheias de sensibilidade, os acadêmicos se tornam “doutores do riso”, promovendo um momento de alívio em meio à rotina clínica.
O ingresso no Projeto Sorria acontece por meio de seletivas realizadas ao longo do ano. Em 2025, o processo reuniu dezenas de acadêmicos interessados em integrar o time. Segundo Leonardo de Marco, conhecido como Dr. Buscapé, a seletiva é um momento de entusiasmo e união. “A seletiva do Projeto Sorria é um projeto muito interessante, que traz muita alegria para dentro do hospital. Estamos muito felizes de realizar seletivas com toda a equipe de palhaços, a diretoria e os participantes que vêm em busca de uma vaga para poder participar dos nossos eventos. Nós temos atividades externas e dentro do hospital, sempre levando muita alegria”, conta.
Após aprovados, os alunos receberam capacitação em técnicas de palhaçaria, improviso, expressão corporal e biossegurança, além de orientações sobre a importância da humanização no cuidado em saúde. A preparação garante que cada integrante atue com respeito, ética e sensibilidade junto aos pacientes. 
Para muitos estudantes, participar do Sorria é a realização de um desejo que surge ainda antes de ingressar na universidade. Esse é o caso de Ana Paula Vitalino, acadêmica de Medicina que hoje celebra estar entre os selecionados. “É uma coisa que eu sempre quis. O Projeto Sorria é um sonho desde quando eu estava prestando vestibular, porque eu via todo mundo ali brincando, cantando, levando alegria e mudando o ambiente do hospital. O Sorria é isso, fazer transbordar sorrisos em lugares que mais precisam de acolhimento, como hospitais, asilos, creches e instituições”, conta. 
Segundo a Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, é mais do que entreter. “O Projeto Sorria promove acolhimento emocional, fortalecendo a recuperação dos pacientes e transformando o dia a dia de quem convive com a rotina hospitalar. Estudos apontam que iniciativas de palhaçaria hospitalar reduzem o estresse e a ansiedade, além de fortalecer os vínculos entre equipe de saúde, pacientes e familiares. No HBU e na Unimar, o Projeto Sorria se tornou um símbolo de empatia e cidadania, mostrando que a formação médica vai muito além da técnica, alcançando o cuidado humano em sua essência”, conta. 

Compartilhar matéria no
Projeto Sorria, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília, leva alegria e acolhimento aos pacientes do Hospital Beneficente Unimar. Veja importância