
REUTERS/Gaby Oraa/File Photo
María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, disse “estar em choque” após vencer o Prêmio Nobel da Paz 2025. O anúncio foi feito pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, nesta sexta-feira.
A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”. O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).
A primeira manifestação de Corina Machado após o prêmio ocorreu durante conversa telefônica com Edmundo González, braço direito da líder opositora e que concorreu como nome da oposição a Maduro nas eleições em 2024.
“Estou em choque”, afirmou Corina Machado, o que arrancou risadas dos presentes. Pela voz, ela parecia emocionada. “Aqui também estamos todos em choque de alegria”, respondeu González.
Edmundo González está em exílio na Espanha após o regime Maduro ter expedido um mandado de prisão contra ele. A oposição afirma que González venceu o pleito.
Segundo o Comitê Norueguês, María Corina Machado foi escolhida por representar “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”.
O texto do comitê descreve a opositora como uma figura unificadora em um cenário político antes fragmentado, capaz de reunir grupos rivais em torno da defesa de eleições livres e da restauração do Estado de Direito.
Fonte: g1
Fonte: Diário Do Brasil