Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende oferecer três vagas na diretoria dos Correios, que vive uma crise financeira sem precedentes, para indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A informação foi confirmada à CNN Brasil por fontes da estatal e do Palácio do Planalto.
Segundo interlocutores, as diretorias da empresa postal entram no pacote de negociações pela vaga ao STF (Supremo Tribunal Federal), aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
A intenção de Lula seria ceder os cargos na estatal para “acalmar” os pedidos do Senado em prol da indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao STF.

O petista tem dito a pessoas próximas que irá bancar o nome do ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para a Corte, mas que antes irá conversar com Alcolumbre — já que depende do Senado para que Messias seja sabatinado e tenha o nome aprovado.

As trocas nos Correios

Nesta quarta-feira (15), os Correios confirmaram que vão tomar um empréstimo com bancos estatais e privados, com garantia do Tesouro Nacional, para equilibrar as contas da empresa nos anos de 2025 e 2026. O valor deverá ser de R$ 20 bilhões.

Há pouco menos de um mês, o economista Emmanoel Schmidt Rondon, ex-funcionário de carreira do Banco do Brasil, assumiu a estatal com a missão de controlar as contas da empresa. Agora, a expectativa é que ao menos três diretorias também mudem de mãos.

Segundo fontes, nesta quarta, Juliana Picoli Agatte, diretora de Governaça e Estratégia, já perdeu o cargo. Ela teria sido indicada pelo atual presidente do PT, Edinho Silva.

Outros dois diretores devem ser demitidos na próxima semana. Trata-se dos responsáveis pelas diretorias de Operações — atualmente sob o comando de um indicado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) — e Gestão de Pessoas –- comandada pelo União Brasil.

A Diretoria Administração dos Correios já seria de responsabilidade de um nome indicado pelo presidente do Senado.
Fonte: CNN BRASIL 

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Lula oferece correios a Alcolumbre para resolver situação de Jorge Messias