Reprodução O Antagonista

Reprodução O Antagonista

As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma nova ofensiva na Faixa de Gaza neste domingo, 19, após o Hamas atacar tropas israelenses em áreas de recuo previstas no cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
Em nota, as FDI detalharam os pontos em que o Hamas descumpriu o cessar-fogo:
“O Hamas violou repetidamente o acordo de cessar-fogo. 

Um cessar-fogo não pode ser mantido só por um lado. 

Como parte do acordo de cessar-fogo acordado e assinado, o Hamas deveria: 

Devolver todos os 48 reféns mantidos em cativeiro dentro de 72 horas. 

Eles não fizeram.

Parar todos os ataques contra as FDI atrás da ‘linha amarela’. 

Eles não fizeram.

Largar suas armas e parar de ameaçar tropas das FDI. 

Eles não fizeram.” 

Segundo o Exército de Israel, “mais cedo hoje, terroristas dispararam um míssil antitanque e abriram fogo contra tropas da FDI que atuavam para desmantelar a infraestrutura terrorista na área de Rafah, no sul de Gaza, em conformidade com o acordo de cessar-fogo

Em resposta, as FDI realizaram ataques direcionados na região para eliminar a ameaça e desmantelar túneis e estruturas militares usadas em atividades terroristas. Esses ataques constituem uma clara violação do acordo de cessar-fogo. As FDI reafirmam que continuarão agindo com firmeza para proteger suas tropas e a população israelense.”

Grupo armado

As FDI afirmaram também que eliminaram homens armados que se aproximaram de tropas no norte da Faixa de Gaza. O grupo atravessou a chamada Linha Amarela — da qual Israel havia se retirado nos termos do cessar-fogo vigente — em Beit Lahiya e “representava uma ameaça iminente às forças”, de acordo com o Exército. 

“Em conformidade com o acordo”, foi realizado um ataque de drone para “eliminar a ameaça”, informaram as FDI. Um vídeo do ataque foi divulgado pelo Exército.

O major Rafael Rozenszajn, porta-voz das FDI nascido no Brasil, também comentou nas redes sociais:

“Hoje cedo, foram identificados vários terroristas armados que se aproximaram das forças da IDF que operavam na área de Beit Lahia, além da Linha Amarela, representando uma ameaça imediata às forças. De acordo com o acordo, as IDF atacaram os terroristas que cruzaram a Linha Amarela usando aeronaves da força aérea para eliminar a ameaça às forças. As forças da IDF no Comando Sul continuarão operando para eliminar qualquer ameaça.”

Fonte: O Antagonista 

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
FDI: “O Hamas violou repetidamente o acordo de cessar-fogo”