
Santa Casa de Marília disponibiliza aparelho de laser de alta potência para tratamentos de cálculos renais

A litotripsia a laser de 30 W é um dos padrões mais usados em centros urológicos para o referido tratamento
A Santa Casa de Marília passou a disponibilizar recentemente um aparelho de laser de alta potência para tratamentos de cálculos renais. A litotripsia a laser de 30 W é um dos padrões mais usados em centros urológicos. Ela combina boa potência, controle e versatilidade, permitindo tratar praticamente qualquer cálculo urinário com segurança.
O médico urologista da Santa Casa de Marília, André Guzzardi, ressaltou algumas melhorias aos pacientes do hospital. “Estamos muito felizes com esta nova aquisição. Para todos os pacientes que chegarem ao nosso Pronto-Socorro com uma cólica renal, temos disponível 24 horas um laser de 30 W, Mega Pulse, de ótima qualidade, adquirido em parceria com a Santa Casa, muitas vezes no sistema de hospital dia, em que o paciente nem precisa ficar internado”.

O procedimento garante alta eficiência e versatilidade, fragmenta qualquer tipo de cálculo (oxalato, cistina, ácido úrico, brushite, etc.), independentemente da dureza, é útil tanto para ureteroscopia rígida quanto flexível e indicado para cálculos renais, ureterais e vesicais.
“É o equilíbrio ideal entre potência e controle, permitindo combinar energia e frequência com excelente controle térmico. O equipamento oferece baixo risco de dano tecidual, atuando por absorção em água, com profundidade de penetração de apenas 0,4 mm, segurança elevada para mucosa ureteral e pielocalicial, além de ter menor chance de perfuração ou necrose comparado a métodos mecânicos ou ultrassônicos”, salientou Guzzardi.
O aparelho de laser adquirido pela Santa Casa de Marília também oferece maior controle intraoperatório, possibilitando tratamento completo em uma única sessão.
“Além disso, o equipamento possui baixo custo operacional e durabilidade, uma recuperação rápida e mínima morbidade. Trata-se de procedimento endoscópico, sem incisões e a alta médica geralmente acontece no mesmo dia ou em 24 h, com o paciente retornando precocemente às suas atividades do dia a dia”, concluiu ele.