
Os cursos da área da saúde se fortalecem de maneira mútua e significativa quando a formação acadêmica alcança a prática em ambientes reais de cuidado. Na Universidade de Marília, além dos laboratórios e consultórios clínicos, os alunos contam com um hospital universitário referência na multiplicidade de atendimentos, desde o diagnóstico até a reabilitação.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) é um vasto e intenso campo de prática em saúde, aliando tecnologia, inovação e humanização, com o paciente no centro da atenção profissional.
No HBU, os estudantes vivenciam situações concretas continuamente e, junto com os profissionais e sob sua supervisão, passam a compreender a relevância e a amplitude da sua função, ao mesmo tempo em que aprendem a trabalhar integrados a outras áreas e que desenvolvem a atenção humanista, que valoriza a técnica, aplicando-a com acolhimento e escuta do paciente.
De acordo com a diretora superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, os cursos da área da Saúde na Universidade de Marília preparam os alunos para prevenção, porém, se adoecerem, estarão prontos para o processo de recuperação em toda sua complexidade.
“A observação e prática dentro do HBU coloca os acadêmicos em contato direto com os pacientes, as equipes multidisciplinares, a rotina hospitalar, os protocolos, tecnologias e inovações”, explica.
“Um ambiente de formação propício ao melhor cuidado”, salienta Márcia, destacando que isso é um diferencial que torna os acadêmicos em Saúde da Unimar competentes e humanizados, capazes de analisar, tomar decisões e resolver problemas, o que não se aprende plenamente somente em sala de aula.

“A excelência do cuidado só acontece onde tem um time multidisciplinar trabalhando junto e a Universidade de Marília proporciona esse espaço prático aos alunos dentro do Hospital Beneficente Unimar”, conta. No HBU, as múltiplas oportunidades de aprendizado abrangem todos os cursos da Saúde que a universidade contempla.
“A Medicina hoje, na Universidade de Marília, é um espaço inovador, tecnológico e disruptivo, mas, ao mesmo tempo, com o paciente sempre no centro do cuidado, com escuta e acolhimento, assim como nas demais formações da Saúde. O que temos são protocolos médicos assistenciais pautados em Ciência e Pesquisa, que comungam com um modo de agir atento, integrado e empático”, considera a diretora superintendente do HBU.
Em um dos maiores hospitais de ensino da região, Márcia Mesquita cita as demais áreas de saúde que atuam nas equipes multidisciplinares. “A Unimar entende o papel fundamental do enfermeiro e o prepara para sua missão, que é o melhor cuidado ao paciente. O fisioterapeuta e o educador físico nunca foram tão necessários na saúde preventiva e curativa com o aumento da longevidade. O nutricionista tem amplo espaço de trabalho e faz toda diferença no ambiente hospitalar, influenciando em altas precoces e em evitar agravos e reinternações. E o farmacêutico é aliado do médico, atuando na segurança medicamentosa dentro da amplitude de novas drogas que surgem todos os dias”. Ela observa que a farmácia hospitalar, dentro do HBU, inova na região, com sistemas digitais para prescrição, separação, verificação, dispensação e controle de estoque, dupla checagem e prontuário eletrônico.
A superintendente salienta ainda que a Odontologia tem espaço consolidado dentro do campo da assistência, incluindo a odontologia hospitalar, desenvolvendo técnica e olhar múltiplo. “No HBU esses profissionais e acadêmicos atuam em vários setores, incluindo a Oncologia”.
Ela menciona também o papel do biomédico, transitando por diferentes espaços, como o laboratório de análises clínicas do HBU, que é qualificado e creditado; o banco de sangue do hospital, em que o biomédico compõe a equipe da agência transfusional; e o maior centro de diagnóstico do interior de São Paulo, em parceria com a Unimagem, que funciona em espaço integrado ao HBU.
Márcia Mesquita destaca ainda os vários projetos ambulatoriais, como o de acompanhamento de pacientes diabéticos e o Amor de Criança, voltado a pacientes com paralisia cerebral. E o primeiro PET-CT do interior, que fica no HBU. O PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem de altíssima resolução, capaz de detectar tumores em qualquer parte do corpo humano.
“Nossos biomédicos convivem com essa realidade ampla e tecnológica e, assim como os demais acadêmicos da Saúde, concluem a formação preparados para escolher em que área do conhecimento desejam atuar”, conclui